Tipos de conversores catalíticos em automóveis
Os conversores catalíticos são instalados em sistemas de exaustão de veículos para reduzir a quantidade de poluentes lançados. Durante os anos 1950, os fabricantes de automóveis começam a tentar reduzir os poluentes dos motores de combustão interna, que conduz à invenção do conversor catalítico. A década de 1970 ver a implementação dos catalisadores nos veículos de passageiros. Os conversores catalíticos trabalhar como gases de escape passam através de um substrato - uma configuração de favo de mel de pequenas passagens de cerâmica - revestido com um catalisador que converte as emissões de escape em mais desejáveis. Oxidação Conversores
Devido às regulamentações mais rigorosas EPA em 1975, que limita o número permitido de emissões de veículos novos, os fabricantes de automóveis iniciar a instalação de oxidação conversores catalíticos em veículos. Um catalisador de oxidação, também conhecido como um conversor bidireccional, funciona poluentes por oxidação à medida que passam através do conversor. O termo nos dois sentidos referências o número de poluentes afetados pelo dispositivo, no caso de os dois sentidos apenas as emissões de conversor, hidrocarbonetos e monóxido de carbono.
Three-Way Conversores
Devido às regulamentações mais rigorosas EPA, em 1979, que limita a quantidade de óxidos de nitrogênio nas emissões de veículos novos, os fabricantes de automóveis iniciar a instalação de três vias conversores na maioria dos veículos. O conversor de três vias, para além de converter as emissões de hidrocarbonetos e de carbono, converte as emissões de azoto. Onde o catalisador de oxidação em conversores para a maior parte são revestidos com os metais preciosos platina e paládio, conversores de três vias, para além destes dois metais preciosos, são revestidas com o ródio, o que reduz os óxidos de azoto em azoto simples.
Conversores três com ar-Injection
para os veículos que um escape de alta em hidrocarbonetos e monóxido de carbono, um conversor catalítico de três vias podem ter oxigênio extra alimentado o conversor através de uma bomba de ar através de um tubo de forma. Este tipo de catalisador é conhecido como um conversor de três vias com injecção de ar. Este tipo de conversor tem dois substratos, uma câmara frontal, que é revestida com ródio e paládio, e uma segunda câmara revestida com paládio e platina. A primeira câmara é contra o vento a partir da abertura do tubo de ar e reduz os óxidos de nitrogênio em nitrogênio simples, um processo que funciona melhor quando pouco oxigênio está presente, razão pela qual este substrato é contra o vento da abertura do tubo de ar. O segundo substrato de platina e paládio é downwind da abertura do tubo de ar, onde o oxigênio extra ajuda com o processo de oxidação dos hidrocarbonetos e monóxido de carbono.