Gearbox Specs óleo
A caixa de velocidades, ou transmissão, traduz o movimento cinético em vigor e torque. A caixa de velocidades padrão é a transmissão automática ou manual de um veículo. O American Petroleum Institute (API) categoriza os diferentes óleos de transmissão em GL (lubrificante de engrenagens) classificações. GL-4 e GL-5 são os padrões atuais para a maioria das caixas de câmbio de veículos, mas GL-1, GL-2, GL-3 e GL-6 foram apoiadas pela API até 1996. GL4 e GL-5
GL-4 e GL-5 são os padrões atuais para caixas de engrenagens padrão. GL-4 fornece lubrificação para transmissão operando sob velocidades e cargas mais baixas. Alguns fabricantes chamam de GL-4 óleos em uma transmissão manual. Este óleo proporciona menor proteção do que GL-5, mas as transmissões manuais criar menos atrito, fazendo com que o óleo ideal para esse tipo de caixa de velocidades. GL-5, aplica-se a transmissões que varia em velocidade e torque. Transmissões automáticas colocar mais pressão sobre as engrenagens, aumentando o atrito. GL-5 qualificação requer certos níveis de aditivos, para acomodar a maior atrito criado por transmissões hyphoid. GL-5 pode ser usado em transmissões manuais sincronizadas e diferenciais de deslizamento limitado.
Classificações separadas
MT-1, MIL-PRF-2105E, e SAE J2360 oferta equivalentes industriais para as classificações GL. MT-1 indica óleos aceitáveis para a não-sincronizados transmissões manuais encontradas em ônibus e caminhões pesados. MT-1, proporciona níveis mais elevados de protecção, devido à natureza industrial destas transmissões, permitindo uma melhor manutenção dos vedantes e engrenagens. MIL-PRF-2105E e SAE J2360 são variações de nível militar das normas MT-1. SAE J2360 é o equivalente global de MIL-PRF-2105E. A fabricante tem de mostrar o desempenho ea confiabilidade do petróleo em situações de grave-stress, como as condições do deserto, para se qualificar como um desses dois tipos de óleo.
Pesos
peso de óleo varia. Padrão óleo é medido por pesos SAE, (por exemplo, SAE 5W30, SAE 10W40). Óleos de transmissão utilizar medições semelhantes para o peso do óleo. A maioria das transmissões de veículos usar 75W90 ou 80W90. Este peso é o padrão para um veículo médio que não exige um elevado binário ou stress. 75w140 e 80w140 são típicas do óleo no diferencial de deslizamento limitado e transmissões encontrados em caminhões pesados e carros de alto desempenho. O maior peso proporciona uma melhor protecção em temperaturas mais altas, mas é mais grosso em altas temperaturas para não ter um bom desempenho em uma transmissão de tamanho padrão.