General Motors começou a fabricar uma linha de motores chamada Vortecs em 1988. Estes motores utilizam a tecnologia que lhes permite criar um vórtice dentro de câmaras de combustão do motor para misturar o ar eo combustível de forma mais eficaz. O primeiro motor Vortec era um 4.3 litros V-6, mas agora há pelo menos 15 motores que utilizam esta tecnologia. Helicoidais Sequência
Alguns componentes, especialmente a cabeça do cilindro, que requerem binário ser aplicado em uma sequência helicoidal. Comece com os meio-a maioria dos parafusos, e trabalhar para fora de maneira uniforme em ambas as direções. Aplicar o primeiro passo para todos os parafusos nesta sequência antes de passar para o segundo passo. Espere cerca de 15 minutos entre cada passo para permitir que os parafusos para esticar e resolver antes de aplicar mais torque.
4.3L V6
4.3 litros V-6 motores fabricados antes de 1996, o cabeça de cilindro atribui ao bloco do motor com 65 libras-pé de torque. Em 4.3L motores feitos em ou depois de 1996, que atribui ao bloco do motor com 22 libras-pé de torque.
Os quatro parafusos internos do colector de escape anexar à cabeça do cilindro com 30 libras-pé de torque e todos os outros parafusos anexar com 20 libras-pé. O coletor de admissão requer 33 libras-pé de torque para se juntar com a cabeça do cilindro.
2.2L S4
Os parafusos longos para prender a cabeça de cilindro para o bloco do motor no motor S4 2.2L exigir 46 libras-pé de torque, aplicadas em duas etapas. Os parafusos curtos receber 43 libras-pé de torque em duas etapas. Estes passos não tem que ser exato, desde que há um passo entre zero e a especificação final.
As porcas do coletor de escape requerem 9,58 libras-pé de torque para anexar à cabeça do cilindro. Em 2.2L motores fabricados antes de 1999, as múltiplas parafusos de entrada para a cabeça do cilindro com 24 libras-pé de torque, em motores feitos em ou depois de 1999, eles parafuso com 17 libras-pé
5.0. L V8
Os parafusos da cabeça do 5,0-litros V-8 exige três etapas realizadas em uma seqüência helicoidal para anexar ao bloco do motor: a primeira a 25 libras-pé de torque, então a 45 libras-pé;. e, finalmente, a 65 libras-pé
Os parafusos internos do colector de escape requerem 30 libras-pé e todos os outros parafusos exigem 20 libras-pé de torque para se juntar com a cabeça do cilindro. O coletor de admissão atribui à cabeça do cilindro com 33 libras-pé de torque.