Os efeitos do E85 em motores a gasolina
O etanol é uma forma de álcool etílico, que é o mesmo tipo de álcool utilizada para fazer bebidas. Quando adicionado à gasolina comum, etanol ajuda a reduzir a poluição e dependência de petróleo estrangeiro. E85 é uma mistura de gasolina /etanol que contém níveis elevados de etanol do que a maioria dos motores a gasolina estão equipados para lidar. Veículos flex foram projetados para funcionar com E85. Se E85 é colocado em um motor a gasolina tradicional, ele pode causar vários efeitos colaterais visíveis. Economia de Combustível
Etanol não gerar tanta energia como a gasolina faz quando é queimado. Portanto, quando os veículos operar utilizando combustível à base de etanol, eles vão ficar mais baixo consumo de combustível do que com gasolina. As estimativas variam quanto ao exatamente o quanto de uma diminuição ocorre, mas a EPA estima que mesmo as mais baixas misturas de etanol, que contém 10 por cento de etanol ou menos, ainda reduzir o consumo de combustível por 3 a 4 por cento.
Emissões
motores tradicionais a gasolina vai produzir menos emissões tóxicas se eles funcionam com combustível E85. O etanol é um combustível mais limpo do que a gasolina, por isso o veículo deve produzir menos emissões de gases potencialmente perigosos. Isso também pode reduzir a quantidade de acúmulo de emissões tóxicas em seu motor. Durante a vida útil de um veículo, correndo E85 pode reduzir problemas no motor associados gás e acúmulo de sujeira causada pela queima de combustíveis à base de gasolina.
Efeitos secundários possíveis
Várias possíveis efeitos secundários foram vagamente conectada com os combustíveis de etanol que podem afetar um motor a gasolina que não foi concebido para ser executado em E85. No entanto, não há garantia de que qualquer destes efeitos secundários que acontecerá com o seu carro, se você executar E85. Os efeitos colaterais incluem problemas causados pela natureza do etanol corrosivo, problemas de separação de combustível devido à vida útil relativamente curta de combustíveis de etanol, e de uma vida potencialmente reduzido para o motor do seu veículo. O último é devido à natureza corrosiva do combustível, bem como ter que queimar mais combustível para operar com o mesmo grau de eficiência, forçando o motor a trabalhar mais.