A quantidade de contaminação da água no óleo pode variar muito, de uma pequena quantidade de água dissolvida a uma grande quantidade de livre, ou ativo, a água. Qualquer quantidade de água, no entanto, podem causar problemas, que vão desde a fadiga e à corrosão do metal a alterações nas propriedades do próprio óleo. A quantidade de água em óleo pode ser medida por uma técnica de laboratório conhecida como uma simples titulação de Karl Fischer. Este é um método rápido e preciso que consegue detectar a água livre ou dissolvido em níveis tão baixos como algumas partes por milhão. O processo de titulação de Karl Fischer consiste em dissolver a amostra de óleo num solvente e adicionando depois lentamente porções de titulante à solução até que toda a água da amostra foi feita reagir. Coisas que você precisa
Petróleo amostra
volumétrica Karl Fischer Analyzer Titulação com Karl solução automática Titrator
Fischer solvente (comprada pronta)
Karl solução titulante Fischer (comprado pronto made)
taça
Pesar escala
Pipeta
Mostrar mais instruções
Karl Fischer
1
Prepare o aparelho de Karl Fischer para o uso. O aparelho irá consistir de um tubo de bureta que detém o titulante, uma garrafa que contém o solvente e de uma célula de vidro em que a amostra irá ser dissolvidos e misturados com o titulante. O instrumento terá também uma bomba automatizado para a porção de titulante e um sensor que mede, quando toda a água da amostra foi feita reagir. Encha a bureta com a solução titulante pré-fabricados, em seguida, encher o frasco de solvente com a solução de solvente pré-fabricados. Monte o frasco de resíduos. Pressione o botão do aparelho de bomba para adicionar manualmente de 30 a 40 ml de solvente para a célula de titulação. Fixe os tubos dessecantes apropriados para a bureta, garrafa de solvente e célula de titulação. Inicie a função de agitação magnética. Pressione o botão de execução no teclado do aparelho para pré-titular do solvente na célula para remover qualquer água.
2
Coloque um copo sobre a pesagem escala e zero da escala. Com uma pipeta, adicionar gotas de sua amostra de óleo a ser testado até o peso da amostra desejado é obtido. O peso da amostra vai depender do nível de água previsto no óleo, quanto maior o nível da água, menor é a amostra. Para baixos níveis de partes por milhão, é recomendado um tamanho de amostra de entre 10 a 20 gramas. Para níveis mais elevados de água, o tamanho da amostra pode variar 0,05-5 gramas. Anote a quantidade exata de amostra pesada para fora.
3
Abra a parte superior da porta da célula de titulação, e despeje a amostra de óleo pesado. Pesar de novo a taça e o resíduo da amostra. Subtrair este peso em relação ao peso da amostra antes para se obter a quantidade efectiva de amostra adicionada. Digite esse valor dentro do aparelho Karl Fischer através do teclado.
4
Pressione o botão Executar novamente para começar a titulação automática da amostra. O aparelho irá parar automaticamente quando terminar a titulação e, em seguida, irá calcular e exibir ou imprimir a porcentagem de água na amostra. Anote esse valor como o nível de água no óleo.