Todos os motores de combustão interna conter uma parte ingestão imperativo, chamado de coletor de admissão. As diferenças nos coletores de admissão na variedade de motores que existem é muito grande, mas todos têm a mesma função e finalidade. Nos motores mais antigos, carburadores misturado ao combustível e ar da entrada de ar, alimentando diretamente no coletor de admissão e, eventualmente, para cada cabeça de cilindro. Nos motores mais recentes, a injecção de combustível electrónica controla precisamente esta mistura de combustível e ar, de forma consistente equilibrando o que é alimentado para dentro do colector. Embora existam vantagens e desvantagens de cada tipo de injeção de combustível, o coletor de admissão continua a ser uma parte vital do projeto do motor. Projeto
Há duas partes principais projetos mais variadas: superior e inferior. Ao longo dos anos, alumínio e ferro fundido têm sido o método mais comum de produzir os colectores de admissão inferiores e superiores para automóveis. Em anos mais recentes, colectores de plástico começaram a aparecer em mais carros para reduzir o peso e minimizar os custos de fabrico. No entanto, muitos dos projetos de plástico têm recebido críticas negativas de especialistas e entusiastas, e, em alguns casos, ações judiciais têm aparecido por causa de falhas no design.
Funcionalidade
O colector superior transfere a mistura ar e combustível a partir de uma única fonte, que é o carburador em motores mais antigos e do corpo do acelerador nos modelos mais recentes. Uma vez que esta mistura de combustível e ar tenha sido concentrada, o colector superior proporciona esta mistura ao colector inferior, que por sua vez, distribui o gás em cada cabeça de cilindro do motor. Cada projeto do colector é específico para o motor no qual é emparelhado, como a administração da mistura de combustível e ar é imprescindível para manter o poder consistente no automóvel.
Substituição
Depois de anos de maus tratos e manutenção irregular, o coletor de admissão do seu motor pode começar a mostrar sinais evidentes de desgaste. Substituição da junta de coletor de admissão é comum e relativamente barato tune-up, mas se o próprio colector superior começa a deteriorar-se, em seguida, substituindo essa parte é importante para manter o motor funcionando bem.
Desempenho
Para os entusiastas que procuram substituir o colector superior para ganhar mais performance, atualizando para um corpo maior acelerador ou carburador e sistema de admissão é fortemente recomendado. Os coletores de admissão superiores e inferiores são geralmente vendidos como uma peça, e alternar estas peças fora pode ser feito em poucas horas com as ferramentas e direção certa. Em motores carburados, o colector é acessível por remover o filtro de ar eo carburador, em seguida, rotulagem e desligar a fiação elétrica e mangueiras que se ligam ao colector. Nos motores mais recentes que contam com injeção eletrônica de combustível, chegando ao coletor de admissão é um pouco mais de uma tarefa, uma vez que estes motores são desenvolvidos para compactação e eficiência de combustível mais do que acessibilidade motor.