Os efeitos do ácido carbónico em aço
ácido carbónico (H2CO3) é um composto inorgânico comum formado quando o dióxido de carbono (CO2), dissolve-se em água (H2O). Em solução aquosa, uma pequena porção de ácido carbónico continuará a dissociar para formar H + e bicarbonato (HCO3) iões. O ácido fraco resultante pode corroer, ferrugem ou poço de aço, mas a extensão desses efeitos depende da composição química do aço. Geral Corrosão
O efeito mais comum de ácido carbônico em aço é a corrosão geral, o colapso total ou parcial do aço em seus componentes químicos constituintes. Aço carbono irá corroer muito rapidamente quando entra em contato com o ácido carbônico. Aço carbono corroído pode enfraquecer, entortar ou quebrar, o que representa um problema significativo em tubulações e válvulas. Aço inoxidável, ao contrário, resiste à corrosão geral causada por ácido carbônico.
Mesa Corrosion
Em altas temperaturas, a dissociação do ácido carbônico em bicarbonato e íons H + não causar corrosão geral em aço. Pelo contrário, o ácido carbónico pode interagir com o aço, o que resulta na criação de carbonato de ferro (FeCO3). Este processo é conhecido como mesa de corrosão devido ao aparecimento de sulcos sobre a superfície do aço que lembram as mesas causados pela erosão.
Rust
Rust é um subproduto químico comum geral ou mesa corrosão. É produzido pela oxidação, uma reacção de oxidação suplementar que acompanha a reacção de corrosão e produz (ferroso) iões de ferro. Oxidação irá transformar a aparência do aço afectado, produzindo uma aparência vermelho ou laranja. Ferrugem pode se desenvolver em qualquer tipo de aço contendo ferro, incluindo aço carbono ou liga (non-carbono), como aços inoxidáveis, resistência ou aço ferramenta.
Colocando
ácido carbônico pode provocar corrosão, outro tipo especializado de corrosão impulsionado por processo eletroquímico. Quando o ácido carbónico entra em contacto com uma pequena localização sobre o aço, o ácido se dissolve a aço em iões livres, causando que passe a ser carregado positivamente. Íons negativamente carregados são atraídos para essa área e sua migração cria pequenos poços distintos dentro do aço. Aços de liga, tais como Aços maraging inoxidável ou à base de níquel, são mais vulneráveis à corrosão que o aço carbono.