A introdução e uso generalizado de nozes de cabeça sextavada e parafusos veio como resultado de inovação em engenharia e metalurgia. Porcas de cabeça sextavada e parafusos e as ferramentas para utilizá-los exigem tolerâncias estreitas Sua adoção universal como um tipo de fecho padronizado teve que esperar por desenvolvimentos na forja, estamparia e técnicas de usinagem antes de parafusos sextavados poderia ser feito com precisão. Parafusos antigos
porcas Hex de cabeça e parafusos são parte de um sistema de fixação que utiliza roscas. Roscas remontam ao rei assírio Senaqueribe, no século VII aC. Senaqueribe usou parafusos como parte das bombas que alimentou os sistemas de água para os Jardins Suspensos da Babilônia. O matemático grego Arquitas de Tarento, descrito roscas de madeira no século III aC, e pelo primeiro século aC parafusos de madeira foram amplamente utilizados em prensas de óleo e do vento. Estes foram geralmente ligadas a algum tipo de pega permanente como um dispositivo de viragem.
Parafusos
parafusos de metal
de metal e parafusos apareceu pela primeira vez na Europa em 1400, mas não o fez tornar-se um prendedor comum até o século 18, quando máquinas-ferramentas foram desenvolvidas que podem fabricá-los. Entre 1770 e 1798, British instrumento criador Jesse Ramsden, engenheiro britânico Henry Maudslay e EUA inventor David Wilkins todos os tornos parafuso de corte patenteadas para fazer varas de rosca. Parafusos primeiros tendem a ser feitos com as cabeças dos parafusos quadrados. Parafusos de substituição eram todos feitos e, portanto, não estão disponíveis em quantidades suficientes para se tornar amplamente utilizado.
Normalização
parafusos Square-cabeça eram comuns no início de aplicações porque eram mais fáceis de fazer com as ferramentas, os metais e as técnicas do tempo. Cabeças quadrados exigem tolerâncias menos precisos, de modo que uma chave que pode não ser o tamanho exato de um parafuso, mas estar perto o suficiente para transformar a cabeça do parafuso quadrado mão usinada. Cabeças quadradas, porém, são grandes e exigem mais espaço para virar. Por volta de 1841, British ferramenteiro Joseph Whitworth, eo seu homólogo norte-americano, William Sellers do Instituto Franklin propôs a criação de um sistema de roscas padronizadas. Parafusos e porcas padronizadas logo em seguida, como fabricantes de ferramentas desenvolvidas novas técnicas para fazê-los em quantidade.
Bessemer
Entre 1856 e 1876, British Metalúrgicos Sir Henry Bessemer desenvolveu o processo Bessemer , uma forma de produzir em massa de aço leve barato. Quando maquinistas usado ferro fundido e as formas mais cruas de aço, cabeças dos parafusos quadrados eram mais fáceis de fazer. Como máquinas tornou-se menor e mais compacto, no entanto, o parafuso de cabeça sextavada evoluiu para atender a necessidade de cabeças de parafuso mais compactos.
Mass Production
Em 1830 James Nasmyth , assistente de Henry Maudslay, projetou um anexo de moagem pioneiro do Maudslay torno de bancada para fazer um grande lote de parafusos sextavados para um modelo em escala que eles estavam construindo para o Museu da Ciência de Londres. Na década de 1840, máquinas de frio-título tornou-se disponível para carimbar metal. Demorou até a década de 1880, quando Bessemer siderúrgicas começou a produzir o novo aço leve no exato espessuras e quantidade, antes de máquinas de cunhagem a frio começou a socar porcas. Esta inovação significa que as porcas estampadas a partir de estoque de metal plana e usinado com tolerâncias exatas poderia ser parafusado parafusos feitos pelas novas máquinas parafuso de decisão em fábricas em qualquer lugar do país. Maiores porcas substituído rapidamente cabeças dos parafusos quadrados em aplicações industriais pesadas.
Guerras
As duas grandes guerras do século 20, o equipamento de enormes exércitos e para a manutenção de que o equipamento forçado ainda maior padronização dos fabricantes de material de guerra. O parafuso e porca de fixação do sistema hex-head humilde tornou-se essencial não só para o esforço de guerra, mas para praticamente todos os aspectos da vida moderna.