Escolhendo o grau de viscosidade do óleo certo para o seu veículo requer a consideração não só de viscosidade, mas também das temperaturas em que seu veículo estará operando. O que tudo isso significa, e quais os efeitos que você pode esperar ver no seu carro? É bastante simples, e uma vez que você entende, você e seu carro vai beneficiar para a vida do seu carro. Viscosidade
viscosidade de qualquer líquido pode ser medida de várias maneiras diferentes. Ao falar sobre o que você vê quando derramar o líquido para fora, é chamado de viscosidade cinemática. Esta medição pode ser expresso em duas formas: a Sabolt Second Universal (SSU ou SUS) ea centistoke (cSt). Duas temperaturas são usados para determinar a viscosidade cinemática: 104 graus Fahrenheit (40 graus C) e 212 graus F (100 graus C), dependendo de qual sistema de classificação é usado. A comparação dos níveis de viscosidade entre os materiais devem ter em conta que a unidade de medida a ser utilizado, bem como a temperatura à qual foi feito um dado grau de viscosidade.
Para complicar ainda mais, a viscosidade também pode ser medida numa unidade chamada centipoise (cP). Este mede a viscosidade dinâmica (ou absoluta), que mede a resistência de objetos que se movem através de um determinado líquido (ver referência 1).
Temperatura
viscosidade é diretamente afetado pela temperatura. É por isso que tanto os óleos monograduados e multigrade são classificados de determinada maneira. A Society of Automotive Engineers (SAE) fornece classificações de viscosidade em ambos os 0 graus F e 200 graus F. A "W", depois de um número que indica o grau do seu óleo irá informá-lo de que a viscosidade é a 0 graus F. O "W" significa de "inverno" em vez de "peso".
óleos monograu
são bons para temperaturas constantes. Se, entretanto, você estará dirigindo através da mudança de climas, óleos multisseriadas que cobrem uma gama de temperaturas e viscosidades será mais útil para você (ver referência 3).
Benefícios
Quando o óleo do motor é a viscosidade adequada para as temperaturas em que você está dirigindo seu carro, você vai experimentar o desgaste do motor diminuiu. Óleo em uma viscosidade adequada protege as partes de seu motor que atravessa, e os impede de entrar em contato com o outro. Se algum pedaços de metal ou outros detritos estão soltos dentro do seu motor, o óleo também mantém os bits de obstruir o seu motor e fazendo com que ele se torne inoperante. É por isso que o óleo parece tão sujo quando você alterá-la --- óleo usado sujo tem vindo a fazer o seu trabalho e manter seu carro funcionando sem problemas (ver referência 1).
Frio extremo
Se você mora em um lugar muito frio, você pode ver um pouco de óleo nas prateleiras das lojas locais, que diz que é 0V. Este número indica que o ponto de fluidez do óleo (que é exatamente o que parece) é algo em torno de - 5 º F (ou - 43 graus C). Note que este é um pouco abaixo do mesmo intervalo de um óleo 5W, o que só vai derramar corretamente sem gelificação a temperaturas de -. 40 graus F (-40 º C) e superior (ver referência 2)
Outras considerações
Só porque um óleo é mais viscoso, não significa que seja necessariamente melhor para o motor do seu carro. Leia o manual do seu carro para ver o que o fabricante sugere. Note-se que não há espaço para a experimentação aqui, o que você vê no manual do seu carro é apenas o que eles testaram, então você sabe exatamente o resultado que você pode esperar para começar. No entanto, você precisa ter o seu clima e caprichos da temperatura local em conta, a fim de determinar o grau de viscosidade adequada (ou notas, mais provável) para o seu veículo (ver Referências 1 e 3).