óleo do motor é um produto complexo, com muitos empregos. Sua principal tarefa é a de lubrificar o motor, minimizando o atrito eo desgaste entre as peças móveis. O petróleo também resfria o motor, mantém-la limpa e ajuda a evitar a corrosão. Óleo de motor usado carrega resíduos de desgaste suspenso e contaminantes e evidência de colapso aditivo de óleo. A análise do óleo é o exame das propriedades e conteúdos de óleo usado a fim de diagnosticar a saúde do motor. Óleo de detritos
Como superfícies esfregar juntos, o atrito entre as superfícies faz com que eles usam. Partículas minúsculas de materiais da superfície são removidas das superfícies. As partículas maiores são capturados pelo filtro de óleo, mas as partículas mais pequenas ficam suspensas no óleo lubrificante.
Análise de resíduos de óleo utiliza instrumentos como o espectrógrafo para identificar o tipo e concentração das partículas no óleo, incluindo o cobre, o ferro , crómio, chumbo, estanho, alumínio, molibdénio, silício e sódio.
Ao monitorizar os resultados da análise ao longo do tempo, é possível identificar as tendências, tais como aumentos súbitos na concentração de elementos específicos que podem indicar o fracasso iminente de um
Oil Contaminação
motor de combustão componente. gera subprodutos, como fuligem e compostos de enxofre. A análise do óleo pode identificar outros contaminantes também.
Glicol (anticongelante), combustível e água podem vazar selos antigos e contaminar o óleo, reagindo com aditivos do óleo para reduzir sua eficácia.
Combustível dilui o óleo, reduzindo sua viscosidade e acelerar o desgaste.
água acentua as ações de ácidos no óleo, aumentando o risco de corrosão. Contaminação excessiva de água pode criar um acúmulo de borra de óleo que pode bloquear oilways, possivelmente causando falhas repentinas devido à falta de lubrificação.
Aditivos
óleo do motor
contém aditivos que ajudam o óleo para um bom desempenho e aumentar a sua vida. Por exemplo, os aditivos para ajudar a neutralizar os ácidos produzidos por um motor de funcionamento a frio, para reduzir a oxidação do óleo e para manter a viscosidade do óleo a ser utilizado.
Análise do desempenho destes aditivos ao longo do tempo pode ajudar para indicar onde um aditivo especial pode quebrar, enquanto o petróleo é ainda outra forma eficaz. Nestes casos, pode ser possível adicionar aditivos fresco ao óleo, em vez de mudar o óleo, um processo conhecido como "óleo de edulcorante".
Significância
É claro que um programa eficaz de análise de óleo é importante para a segurança e razões econômicas.
A análise pode indicar um desgaste acelerado e falhas de componentes reais, como combustível e água selos. Aumento dos níveis de detritos no óleo pode prever falhas de componentes iminentes.
Análise do óleo
oferece evidência direta da vida útil do óleo e do óleo de aditivos individuais, permitindo que as empresas para definir intervalos de mudança de óleo com base nos dados, em vez de adivinhação. Se um aditivo especial é quebrar antes que o óleo caso contrário perde a sua eficácia, a adição de aditivo fresco para "adoçar" o petróleo pode ser mais rentável do que mudar o óleo.
Considerações
Para ser mais eficaz, análise de óleo depende da interpretação precisa dos resultados. É fácil para um analista de saltar a conclusões incorretas, se eles não estão cientes de todas as variáveis que podem afetar a amostra de óleo, tais como o tipo de equipamento a amostra de óleo é de, a vida atual do equipamento, qualquer tipo de manutenção ou componente substituições que ocorreram desde a última análise, o ambiente de trabalho, e assim por diante.
O programa Sacode é um programa de análise sistemática típico, onde o "SA" representa propriedades do óleo básico, "CO" representa contaminantes de petróleo, e "DE" representa os restos de óleo. A metodologia do programa leva o analista através de uma lista que ajuda a identificar todas as condições que podem afetar a análise.