Óleo Automotive vem marcado com letras e números de codificação de peso de óleo e aditivos. Os diferentes caracteres representam protecção de limpeza do motor, o tipo de motor para utilizar o óleo e em que a viscosidade do óleo a diferentes temperaturas. A viscosidade é a viscosidade ou espessura do óleo. Ela afecta a capacidade do óleo para lubrificar as partes móveis do motor. Detergente e Tipo de motor
Duas cartas que ficar sozinho no óleo pode rótulo representam o tipo de motor eo aditivo detergente. Estes códigos são como SE ou CD, por exemplo. S indica que o óleo é para motores a gasolina e C indica que ele é para diesel. A segunda letra indica o nível de proteção de limpeza. Eles são ordenados alfabeticamente, de pior para melhor. Por exemplo, F é melhor do que E é melhor do que D. Não confunda "SE" com "SAE", que você também pode ver na lata. SAE representa a Society of Automotive Engineers. Eles são mencionados em latas de óleo, porque padronizar a escala de viscosidade do óleo para que os outros números sobre o pode consultar.
Viscosidade
números simples ou composto transmitir o peso do petróleo ou viscosidade, 10W-30 e 30 são exemplos. Com a introdução de novos aditivos de óleo, a partir de 1940, os compostos substituídos viscosidades de óleo de motor único viscosidade. O "W" refere-se a "inverno". O primeiro número é a viscosidade quando o óleo está frio. O número após o "W" é a viscosidade após ser aquecida pelo motor à temperatura de funcionamento.
Escala
números de viscosidade maior viscosidade significa uma maior resistência flua e maior o atrito entre o óleo e as partes que lubrifica. A escala varia SAE de 5 a 50, com 50 sendo o mais grosso. A viscosidade óptima depende da temperatura de operação e a estrutura do motor. Viscosidade precisa mesmo variar dentro de uma mesma viagem de carro.
A necessidade de viscosidade variável
viscosidade normalmente diminui à medida que a temperatura aumenta. As moléculas de hidrocarbonetos vibrar demasiado rápida a temperaturas mais elevadas para manter em conjunto, tanto quanto a temperaturas mais baixas. O truque de equilíbrio para um óleo de motor não é para ser tão viscoso, ou grossa, que autopeças não podem deslizar umas sobre as outras, quando o tempo está frio ou o motor está apenas a aquecer, mas também para ser grossa o suficiente para não evaporar em temperaturas de operação em tempo morno ou quente.
A Solução
fabricantes de óleo de adicionar certos polímeros de carbono para óleo de motor para contrariar a relação inversa entre a espessura e temperatura. Estes óleos de "multi-peso" têm os números de compostos, com o "W" na lata. Antes desses aditivos foram comercialmente difundido na década de 1950, latas de óleo tinha apenas um número para a viscosidade. Você teria que trocar o óleo para a mudança das estações. Drivers utilizado óleo de baixa viscosidade no inverno e óleo de alta viscosidade no verão. Por outro lado, o óleo multi-peso pode comportar-se, por exemplo, como um óleo SAE 10 no inverno ou quando o motor inicia pela primeira vez e um óleo SAE 30 em temperaturas normais de operação. Isso permite adequada lubrificação do motor ao longo de toda a gama de temperaturas em uma única viagem e, em um ano inteiro.