Vida útil do motor de um carro depende muito da qualidade do óleo do motor que passa por ele. A viscosidade do óleo do motor podem aumentar ou destruir a vida útil dos motores de combustão interna. Motor viscosidade do óleo, ou espessura, afeta a capacidade do óleo para lubrificar as peças móveis do motor e evitar o desgaste causado pelo atrito. A melhor escolha para o óleo do motor de um carro não deve ser muito líquida, nem muito viscoso. Função
A viscosidade do óleo descreve a facilidade com a qual o óleo flui a temperaturas específicas. A consistência aquosa de óleos mais finos que possam fluir facilmente a baixas temps, tornando-os melhor para o arranque dos motores no tempo frio. A consistência de mel, como de óleos grossos torná-los melhor para manter a pressão do óleo quando está quente. Óleo de motor mantém partes móveis do motor de esfregar juntos. Ele também remove o calor do ciclo de combustão, limpa o motor, removendo a subprodutos da combustão e reduz a exposição ao ar para as peças de metal que impede a oxidação.
Tipos
Society of Automotive Engineers (SAE) estabelece a classificação de viscosidade do óleo do motor. Os cientistas medem a viscosidade e dar-lhe um número. Menor "peso" (viscosidade) óleos são finos, enquanto os óleos "peso" maior são grossos. Óleos de motor multi-viscosidade tem um de dois números classificação viscosidade (óleos de peso individuais estão disponíveis apenas para motores antigos). Os números variam de 0 a 50 (. Ie10W-30), a temperatura à qual o óleo flui em graus centígrados. O "W" que se segue o primeiro número refere-se ao seu inverno classificação viscosidade. O segundo número é a temperatura de classificação de alta viscosidade.
Características
Baixo fluxo de óleos de viscosidade rapidamente em temperaturas mais frias e geralmente têm uma classificação de 0V, 5V ou 10W. Os óleos de motor com uma viscosidade elevada são mais apropriados para a operação em temperatura mais quente. Eles podem ser único peso ou multi-classe com um SAE de 30-50.
Considerações
Thinner, óleos tempo frio não um bom desempenho em temperaturas quentes ou para a condução de alta velocidade. Grossos, óleos de temporários se tornam muito melosa ou gelatinoso quando as temperaturas caem abaixo de zero, o que torna difícil para o motor virar. Motores de alta quilometragem tendem a ter espaçamento rolamento maior devido ao desgaste do motor. Substituir o óleo com uma viscosidade superior vai melhorar a lubrificação do motor, aumentar a pressão de óleo, e estender a vida útil do motor. Ele também irá diminuir o ruído do motor e reduzir o consumo de petróleo. Nos motores de corrida, onde a altas temperaturas, condições de alta carga sustentada são uma preocupação, um óleo mais pesado (20W-50) está disponível.
Equívocos
Um mito circundante da viscosidade do óleo do motor é que "mais grossa é melhor". Viscosidades mais finas de hoje são melhores para a folga dos mancais menores em motores modernos, onde os óleos mais grossos dificultam o fluxo de óleo e pressão. O "dark óleo" mito, que antes necessitava de uma mudança de óleo, já não é válido. Óleos atuais com detergente suspender partículas de fuligem, que escurece a óleo, mas são pequenos demais para danificar o motor. Isto conduz eventualmente à formação de lama se o óleo não é alterado. Quando os motores utilizados óleos de peso individual, a regra de mudança de óleo 3000 reinou. Mais recente multi-peso, de óleos de detergente tornar esta regra um mito moderno.