Óleos de motor são usados para lubrificar várias partes em movimento de um motor de carro. Óleo limpa e evita a corrosão, esfria o motor, realizando o calor, melhorando a vedação do motor. Óleos reduzir a fricção e aumentar o desempenho do motor. Óleos de motor são produtos químicos sintetizados à base de petróleo e não-petróleo. Petróleo convencional difere do óleo sintético em sua composição e os subprodutos emitidos quando ele é usado. Todos os óleos têm uma classificação de viscosidade cinética. A Society of Automotive Engineers desenvolveu esta classificação SAE para óleo com base no seu grau de inverno, a viscosidade de arranque a frio como um número e "W". Quanto mais tempo o óleo leva a fluir através de uma abertura de padrão, a sua viscosidade mais elevada. A viscosidade é a espessura e os tipos de óleo mais elevadas, como 30W ou 40W apresentam maior grau de viscosidade no inverno. Um óleo 25W é mais viscoso do que o óleo de 10W. Óleos multi-grade foram desenvolvidas pela adição de polímeros, melhoradores do índice de viscosidade, para fazer com que a viscosidade do óleo de base, quando o grau de frio e a viscosidade da segunda série, quando quente. Um 10W-30 teriam viscosidade de 10 em temperaturas frias e viscosidade de 30 à temperatura de operação. Petróleo convencional
óleos sintéticos reduzir o atrito do motor mais do que o petróleo convencional.
Este é o óleo de motor de carro mais barato e é um produto da refinação do petróleo bruto. Tem uma base de hidrocarboneto de petróleo com uma elevada tendência para o desgaste e os seus efeitos benéficos diminuir mais rapidamente. Calor deteriora este óleo mais rapidamente e quando se queima, emite quantidades mais elevadas de enxofre e outros poluentes. Um processo chamado de hidrocraqueamento foi desenvolvido para remover mais de parafina e cera contida no petróleo bruto para produzir os Grupos II e III, os óleos convencionais. Eles deixam menos cera e depósitos de alcatrão no motor quando queimado.
Synthetic Oil
óleo sintético deve ser usado em motores de alto desempenho.
Estes óleos são mais caros porque eles são fabricados e contêm aditivos, produzindo o melhor desempenho dos motores de automóveis, melhorando a economia de combustível. Óleo sintético reduz a perda de potência de atrito e ajuda o refrigerador de funcionamento do motor. Contém óleo mineral refinado de petróleo bruto, hidrocarbonetos terpênicos, álcoois terpenos, Poly-alfa-olefina (PAO), olefinas polyinternal (PIO), ésteres, polyglycoesters, difenilamina. Estes aditivos melhorar o desempenho do motor em altas e baixas temperaturas. É mais fácil para ligar o motor em tempo frio e óleo fornece mais rápido lubrificação da válvula-trem após a ignição quando ocorre mais desgaste do motor. Eles devem ser usados com turbo, motores supercharged, alto desempenho ou motores de alto rendimento, os motores operados em climas muito quentes ou frios. Este óleo deve ser usado em veículos de tracção onde os motores são muitas vezes trabalhando em sua potência máxima. Há menos oxidação e perda por evaporação, degradação térmica e criação de lodo com os óleos, a desvantagem é que o óleo sintético é três vezes mais caro que o petróleo convencional.
Mistura Sintética
motores de alta rotação precisa de óleo sintético.
misturas são misturas de óleos convencionais e sintéticos, contendo aditivos para melhorar a viscosidade, a altas e baixas temperaturas. Eles queimam mais limpa e uniforme, enquanto completamente lubrificação do motor. Eles são um meio termo para os proprietários de carros que querem melhorar o desempenho do motor, a um preço médio. Alguns consumidores fazem suas próprias misturas através da combinação de um litro de óleo convencional, com dois litros de óleos sintéticos.