óleo do motor é regulada por organizações da indústria de petróleo e apoiado por grandes produtores de petróleo. As organizações supervisionar a qualidade da produção por vários produtores com certificações e padrões de produção. Estes critérios são aceitos por ambos os fabricantes de óleo do motor nacional e internacional. Ratings são aprovados para cada marca de óleo do motor e tipo pelo Instituto Americano do Petróleo, também conhecido como API. Este conjunto de certificação também é feita regularmente de acordo com a Normalização Internacional de Lubrificantes e Comitê de Aprovação, ou ILSAC. Mantendo classificação clara e consistente, a indústria do petróleo ajuda a garantir que os veículos movidos usando adequadamente os fluidos lubrificantes corretos. Certificação Símbolo Definição
acordo com o Instituto de Qualidade de Petróleo da América, o logotipo da API exibido em um frasco de óleo do motor fornece a classificação de classificação. A parte superior do selo redonda proporciona o desempenho de qualidade esperado do óleo em causa. A parte inferior especifica as medidas de eficiência energética. O círculo interno proporciona viscosidade a determinada óleo do motor.
A seção de desempenho vem com duas letras, no mínimo. O primeiro dígito especifica se o óleo cai na classificação do uso de motor a gás "S" ou uso do motor diesel "C".
Classificações para seu carro
Um padrão classificação nomenclatura será apresentado como se segue: 5W-30 ou 10W-30. Estas são as classificações mais comuns para o óleo do motor da classe carro.
Os três primeiros dígitos referência a classificação viscosidade do óleo em questão. Isto é baseado nas medições da Society of Automotive Engineers ou SAE. As primeiras taxas de dois dígitos numéricos o grau de funcionamento frio, ou o desempenho no inverno ou temperaturas mais frias. Esse número pode ser 0, 5, 10, 15 ou 25 seguido por um "W."
óleo Grades Certificação
Independentemente da classificação de viscosidade, óleos de motor também se enquadram as classificações de utilização. Estes são atualizados ao longo do tempo com as novas notas. Os óleos mais recentes são compatíveis com os motores anteriores, mas antigas classificações de petróleo causar problemas com motores modernos.
SN e GF-5 representam os graus de classe atuais para os novos motores. Estas classificações passaram normas que exigem resultados das emissões mais limpas quando o óleo é usado. Os padrões incluem também critérios mais rigorosos para o controle de lama e peças do motor, mantendo limpas de acúmulo.
Acordo com o Instituto de Qualidade de Petróleo, o padrão anterior antes da SN e GF-5 graus foi a classificação SM. Isto foi colocado no mercado em 2004 para os motores mais recentes após essa data. Foi também compatível na maioria dos casos.
Normas API
para motores diesel também têm a sua própria classificação. Em 2010, a classe operacional foi de CI-4, usado pela primeira vez em 2002. Antes dessa data, as aulas de óleo do motor diesel usado CH-4 a partir de 1998 para a frente e CF-4 a partir de 1990 para a frente. Essas classes aplicado a motores a quatro tempos. Motores de dois tempos a diesel, em alternativa, utilizada CF-2 a partir de 1994.
Consequências do uso de óleo errado
Usando o óleo de motor incorreto em um motor pode resultar em excesso atrito e desgaste das peças do motor, particularmente a árvore de cames.
Além disso, as emissões de automóveis vai ocorrer em níveis muito mais poluído, fazendo com que os sensores do carro para acionar "Check Engine" alertas e possivelmente causar o carro a falhar uma verificação de poluição.