Qual é a diferença entre o óleo 5W30 e 10W30?
Óleo de motor é utilizado para lubrificar as partes internas dos motores de combustão interna em uma ampla variedade de aplicações. Ela ajuda a controlar a temperatura e permite que partes móveis para funcionar sem gerar atrito excessivo e desgaste. Alguns óleos podem até mesmo agir como detergentes para ajudar a remover os depósitos de combustão que de outra forma prejudicar o desempenho do motor. Óleos de motor são classificadas em graus pela sua espessura, ou viscosidade. Mudar o óleo regularmente com o grau recomendado pelo fabricante é uma parte essencial da manutenção adequada do motor. Grades de petróleo
Óleos são agrupados em classes de acordo com as diretrizes de viscosidade estabelecidos pela Society of Automotive Engineers, ou SAE. A viscosidade do petróleo refere-se à sua resistência à deformação interna ou resistência ao fluxo. A viscosidade é medida em múltiplos de 5 de 0 a 60, de baixa viscosidade crescente: 10W, 15W, 20W, etc O W ligado a algumas destas classificações meios para o inverno, porque SAE classificações de ter em conta a viscosidade do óleo do motor, em cenários de partida a frio.
único vs Multi-Grade Oil
Porque a maioria dos veículos são operados sob diferentes condições, um único tipo de óleo não podem oferecer a viscosidade ideal características para proteger as partes vitais do motor em diferentes faixas de temperatura. Os engenheiros têm abordado este problema essencialmente combinando múltiplos graus de óleo numa única formulação. Aditivos para polímeros especiais são utilizadas para proporcionar diferentes características de viscosidade do óleo, e estes óleos são geralmente denotada com duas figuras: 10W30, 5W30, etc O primeiro número refere-se à viscosidade quando o frio, e o segundo número refere-se à viscosidade quando quente.
Applications
óleos multi-grade ajudar a garantir que os motores estão totalmente protegidos de atrito e desgaste em uma ampla gama de temperaturas. Eles são classificadas usando a mesma escala de viscosidade, como os óleos de peso individuais: 5W30 seria um óleo "mais fino" do que 10W30 a baixas temperaturas, por exemplo, e seria normalmente aquecer a mesma viscosidade como o motor aquece. Usando 5W30 em vez de 10W30 teria, assim, o benefício do aumento da lubrificação em condições de partida a frio, e seria o óleo preferido para aqueles que vivem em climas mais frios.
New Developments
A maioria dos veículos mais recentes produzidos nos Estados Unidos são equipados com motores formulados para óleos relativamente mais finos que foram usados no passado. Assim, um carro novo em 2011 pode especificar 5W20 em vez de 10W30. Esta diferença é principalmente devido às melhorias no acabamento e na tecnologia dos materiais, o que permite que os motores sejam montados com folgas apertadas rolamento que resistem ao desgaste muito melhor do que no passado. Usar óleos "finos" permite uma melhor economia de combustível, bem como, o que é uma consideração importante em uma época de constante aumento dos preços dos combustíveis.