O óleo penetra rolamentos e peças móveis dentro de um motor automotivo para proporcionar lubrificação e proteção de cisalhamento. Óleos de motor de detergente com os tipos de SAE 20 e 30 são tipicamente utilizados em motores de automóveis mais velhos com menores temperaturas e gamas de pressão. Motores de veículos de passageiros modernos usam principalmente óleos de múltipla grau. Alguns motores modernos de corrida, dois e pequenos motores a quatro tempos e motores industriais especificar óleo-grade única. SAE Grading
A SAE 20 e SAE 30 classificação é fornecida pela Society of Automotive Engineers, ou SAE. Os testes são conduzidos em amostras de óleo para determinar a viscosidade ou espessura relativa, do óleo a intervalos de temperatura específicos. A classificação SAE medir a quantidade de tempo que o óleo leva a derramar através de um buraco em um viscosímetro. Cinco segundos resulta em uma série de 5, 20 segundos, uma série de 20 e 30 segundos, uma série de 30. A magreza relativa do petróleo muda o quão rápido o óleo derrama através do buraco. 20 derrama óleo SAE 50 por cento mais rápido através do viscosímetro de óleo SAE 30 na temperatura medida. A classificação SAE é comumente referido como o "peso" de um óleo, embora o peso relativo não está diretamente relacionada com o sistema de classificação.
Óleos Detergente
Modern óleos incluem detergentes para levar partículas que poderiam se instalar e em peças do motor. Óleos detergente lavar as partículas para manter o motor limpo de lama. Óleo de motor superaquecimento quebra as cadeias moleculares e degrada a capacidade do óleo para atuar como um detergente.
Mudanças de óleo
Detergentes também têm uma vida limitada extensão, exigindo que o óleo a ser substituída periodicamente. Suspensão de partículas também pode chegar a um ponto de saturação, que requer uma mudança de óleo. Siga as orientações recomendadas pelo fabricante do motor do veículo para intervalos de mudança de óleo.
Temperatura recomendada Ranges
A viscosidade do óleo não só determina o quão bem ele protege contra as condições de pressão e cisalhamento de alta , também determina quão facilmente ele derrama em condições de frio. Como o óleo fica mais frio, ele engrossa até que ele já não pode derramar eficaz. O "ponto de fluidez" é especificado como 5 graus centígrados mais quente do que o óleo refrigerados que não derrame. Óleo SAE 20 grau derrama para menos-5 graus centígrados, enquanto que o óleo SAE 30 grau derrama a 0 graus centígrados. Óleos não-detergente irá derramar a temperaturas mais baixas. Muitas marcas de óleo exceder as especificações do ponto de fluidez e despeje em temperaturas significativamente mais baixas. Consulte o fabricante do óleo para determinar o ponto de fluidez específico.
Uso de baixa viscosidade Óleos
menor viscosidade do óleo SAE 20 do grau classifica-lo como um "baixo viscosidade do óleo. "O óleo de grau SAE 30 é relativamente maior viscosidade classifica para maiores temperaturas de operação e pressões. Folgas dos mancais do motor exige uma certa quantidade de viscosidade para funcionar adequadamente. Utilização de uma viscosidade inferior a recomendada pode reduzir o atrito e melhorar o consumo, mas também irá reduzir a vida útil das peças. Use o óleo de grau SAE recomendado no motor do veículo, para evitar danos prematuros partes sensíveis.
Vários Óleos Grau
óleos grau múltiplos, tais como 10W30 ou 5W20, indicam que o óleo funciona como um óleo de baixa viscosidade a baixas temperaturas. O "W" se refere ao "inverno", significando a primeira classificação aplica-se a viscosidade frio. A segunda classificação indica a viscosidade do óleo a temperaturas normais de funcionamento. Por exemplo, um óleo 10W30 tem um índice de viscosidade de SAE 10 em temperaturas frias e SAE 30, a temperaturas normais. Os vários graus são obtidos através da substituição de algumas das ações de base com modificadores de viscosidade. Veículos de passageiros mais modernos especificar óleo de múltipla grau para assegurar a protecção durante uma variedade de condições climatéricas. Corrida de motores, motores de desempenho e motores projetados para operar em temperaturas mais quentes podem especificar óleos de qualidade única.