motor lubrifica, protege e refresca motores de combustão interna. Sem ele, o motor vai moer componentes metálicos internos juntos, superaquecimento do motor e destruí-lo em questão de minutos. O emprego de base de óleo de motor é fazer circular uma película fina de óleo entre os componentes de metal ao longo da máquina, para evitar praticamente todo o contacto metal-metal. O óleo do motor tem viscosidades diferentes para proporcionar um grau mais grosso ou mais fino do petróleo para se adaptar a diferentes ambientes quentes ou frios. Os princípios
A maioria dos componentes internos do motor deve passar facilmente dentro milímetros, sem causar fricção que poderia reduzir a potência do motor, causar superaquecimento e levar a uma falha prematura do motor. A fina camada de óleo de motor fornece a lubrificação necessária para evitar a fricção excessiva. Óleo do motor em movimento entre as peças internas garante potência e eficiência. O lubrificante protege a mover as peças de metal e minimiza o desgaste. Ele também ajuda a proteger o motor contra corrosão. Condensação, ácidos ou aparas de metal minuto quebrar a lubrificação e causar a falha do motor. Mantendo o óleo limpo, alterando-o em intervalos regulares permite que o óleo para fazer seu trabalho. Por lubrificar as partes internas, óleo também mantém a porção inferior do motor de fresco, enquanto que o radiador arrefece a porção superior perto das câmaras de combustão. Essencialmente, o óleo do motor é responsável por proteger o virabrequim, pistões, engrenagens de sincronismo, os rolamentos da árvore de cames, principal e rod.
Synthetic Oil
Tecnologia para refinar o óleo do motor era um relativamente primitiva e, finalmente, um processo pobre até cerca de 1990. Óleo sintético era um produto de tecnologia militar que permitiu a Força Aérea do Exército dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial para produzir um óleo que pode lubrificar motores radiais turbo de alto desempenho que diferem significativamente dos motores de automóveis e motos convencionais. Sintéticos derivam de propriedades de petróleo e produtos químicos à base de puro que constroem em cima de moléculas de óleo para desenvolver Poli-alfa-olefinas. Finalmente, cada molécula de óleo é idêntico. Não existem impurezas no óleo e PAO ajudar a prevenir a criação de ácidos a partir de óleo. Isso faz com que o óleo sintético menos propensas a quebrar. No entanto, os processos de refino melhorou drasticamente desde 2000, permitindo que o petróleo convencional para praticamente igualar o desempenho de produtos sintéticos.
Semi-Sintéticos
óleo semi-sintético deriva óleo de petróleo convencional e cerca de 30 por cento de óleo sintético. O termo "sintético", é mais ou menos um termo de marketing que aborda as propriedades químicas do óleo. Os óleos com 30 por cento ou menos de óleo sintético não são obrigados a ser recertificado como óleo sintético. Na verdade, uma vez que o óleo do motor fabricado pós-2000 contém propriedades químicas que realizam quase idêntico ao sintéticos, não há necessidade de fazer a distinção entre o petróleo convencional, sintéticos e semi-sintéticos. A principal diferença é que custa cerca de 15 por cento a mais para a fabricação de óleo sintético de óleo regular.
Viscosidade
viscosidade de um óleo determina sua velocidade de fluxo. Quanto mais espessa, ou mais elevado grau de viscosidade, do óleo de motor significa que fluirá mais lento. A classificação mais fino, ou mais baixa, permite que o óleo flua mais rápido. A maioria dos automóveis e motocicletas usar um óleo de motor SAE 30 em regiões com climas amenos. A classificação mais elevada, tais como SAE 50, significa que o óleo é mais espessa e utilizado em climas quentes. Óleo multi-viscosidade usa "fino" propriedades do óleo quando o motor é ligado no frio, então engrossa como motor o aumento das temperaturas.