Imagine que é de 1895 mais ou menos, e você está tentando desesperadamente para erguer sua nova carruagem sem cavalos para fora da lama. Estas estradas não são apenas sujeira, eles foram mastigados com a consistência de mingau de aveia por cavalos que passam depois da última noite de tempestade. O suor ardendo os olhos e absorver a sua camisa, de repente ocorre-lhe que isso nunca teria acontecido se houvesse uma corrente ligando os eixos dianteiro e traseiro. Assim, tração nas quatro rodas nasceu. Quatro Rodas Basics unidade
Tração nas quatro rodas vem em três variedades básicas. Verdadeiros sistemas 4WD usar uma caixa de transferência semelhante a uma transmissão de duas velocidades para bloquear os eixos da frente e de trás em conjunto. Sistemas all-wheel-drive usar um diferencial central em vez de uma caixa de transferência, que permite que os eixos dianteiro e traseiro para transformar em velocidades diferentes. Sistemas independentes rodas motrizes são o tipo menos comum de 4WD, e usar um motor separado para cada uma das rodas.
Início 4WD Veículos para venda
montadora francesa Latil começou fabricação de eixos motores para carruagens puxadas a cavalo no final da década de 1890. Em 1898, o fabricante francês Latil reengenharia seu novo sistema de front-wheel-drive para alimentar um segundo eixo, criando (discutivelmente) o primeiro veículo 4WD. Direito sobre o tempo, um jovem Ferdinand Porsche construiu sua La Toujours Contente, um carro elétrico que utilizou quatro motores elétricos independentes e unidade independente rodas. Porsche mais tarde patenteou uma transmissão que permitia a um motor a gasolina para rodar um gerador para recarregar as baterias do carro, inadvertidamente criar o primeiro do mundo em série híbridos.
1900 a 1920
Um número de fabricantes entrou no jogo 4WD depois Porsche e Latil, incluindo a fabricante holandesa Spyker (que foi pioneiro no primeiro sistemas 4WD a tempo inteiro), Caldwell (1907 cujo Vale usado 4WD e direção nas quatro rodas) e um construtor australiano chamado Frank Botrill. Em 1915, Botrill ganhou uma concessão do governo australiano para construir Big Lizzie, a primeira estrada de trem. Tractor deste gigante era do tamanho de uma pequena casa, e seu sistema de acionamento e único "dreadnought" (que se traduz literalmente como "medo de nada") Rodas permitiu rebocar duas enormes reboques e mais de 30 toneladas de carga por meio de rios furiosos e mais terreno que iria enviar um tanque Sherman chorando para casa para Mama.
1940 a 1950
A Primeira Guerra Mundial trouxe 4WD a atenção do público, mas os avanços feitos entre ele e II Guerra Mundial fez o sistema confiável e prático o suficiente para consumo de massa e uso militar. Mitsubishi experimentou com um sistema de Caldwell-como em 1934 e fabricante russo GAZ produziu seu enorme e seminal GAZ 61 em 1938. Ford e Willys-Overland colocar a primeira General Purpose (mais tarde abreviado para GP, em seguida, "Jeep") veículos para o teatro europeu em 1941.
A 1960
Nenhum diferente Stirling Moss trouxe a estrada-indo a atenção do público para 4WD quando ele usou a Fergusun P99 para conquistar o 1961 Formula One série. Capitalizando sobre o sucesso Moss ", de Colin Chapman ideia Lotus produziu um piloto 4WD própria em 1968 - só deles usou um motor a jato Pratt e Whitney para alimentar o Lotus 56 para um surpreendente 171 mph. Em 1966, Jensen usou uma variação do sistema 4WD Fergusun em seu carro all-wheel-drive FF, tornando-se o progenitor direto para feras como o Mitsubishi Evo e Subaru STi.
1970 para apresentar
Os sistemas básicos 4WD permaneceu relativamente inalterada durante os anos 1970, mas teve a distinção de ser o primeiro sistema de transmissão no espaço quando Niel Armstrong dirigiu o-wheel-drive independente Lunar Rover na lua em 1971. American Motors '1.979 Águia pioneira no veículo utilitário crossover e Audi introduziu o seu sistema Quattro de rali-esmagamento em 1981. Desenvolvimentos durante os anos 1980 e 90, mais tarde incluiria diferenciais centro controlados por computador, diferenciais do eixo binário de divisão e um sistema de estabilidade infinidade que costumavam guinada e sensores de campo para permitir que o computador do carro para antecipar o que seu motorista estava prestes a fazer e distribuir o torque em conformidade.