Durante a atribuição de nomes alternativos para o lado esquerdo e direito de um barco pode parecer desnecessariamente confuso à primeira vista, na verdade é uma parte importante da segurança marítima. A natureza imprevisível das viagens marítimas exige tripulação de um navio a ter uma forma imediata de distinguir entre os lados do barco. Onde 'esquerda' e 'direita' pode levar a confusão, 'porto' e 'boreste' são perfeitamente claras para a tripulação de um navio. Começos
termos originais para cada lado de um barco desenvolvido pela primeira vez com canoas simples. Estes primeiros barcos foram quase sempre dirigido por um navegador com a mão direita, que posicionou a pá no lado direito do barco. Como estes barcos primitivos tornaram-se mais avançado, construtores continuaram a instalar mecanismos de direção, conhecidos como "leme" do lado direito do barco. Mais tarde, o termo "leme" foi traduzido baseado na palavra anglo-saxão "steor", que depois evoluiu para a palavra "estibordo".
Baecbord
lado esquerdo do navio foi originalmente conhecido como o baecbord, encosto, ou Babord, dependendo da linguagem. No entanto, estes termos se tornaram obsoletos durante a Idade Média.
Larboard
vez que o aparelho de governo era tradicionalmente colocado no lado direito (estibordo), foi mais lógico que os navios sejam carregados a partir do lado esquerdo. Essa prática levou para o lado esquerdo do navio, que está sendo chamado de "laddebord", porque o navio estava carregado (ou em Inglês Antigo, "carregavam") daquele lado. Eventualmente, "laddebord" foi alterado para "bombordo", um termo que durou até meados do século 19.
Confusão
Embora os termos "estibordo" e " bombordo "foram úteis por algum tempo, surgiram problemas, porque muitas vezes pode ser difícil distinguir entre as palavras quando foram gritou acima do barulho de um navio em mau tempo. A seguinte citação do Departamento Naval dos Estados Unidos, registrado em 18 de fevereiro de 1846, indica que a decisão oficial sobre estas duas palavras. "Não tendo sido representado com o Departamento, que confusão surge a partir do uso das palavras" bombordo "e" estibordo ", em consequência da semelhança de som, o termo" porta "é daqui em diante a ser substituído por" Larboard. "
Hoje
Em 1867, o termo "porta", também foi definido pelo marinheiro Mundial do Livro. Desde então, não houve outras alterações nos nomes de um navio de os lados. Hoje, os termos "porta" e "estibordo" são reconhecidos internacionalmente como os lados esquerdo e direito de um navio.