Um evento histórico pode explicar a maior parte dos navios alemães que se encontram na parte inferior do Mar Mediterrâneo: a Segunda Guerra Mundial. De acordo com Abysso, um banco de dados italiano de destroços diveable, mais de 100 navios de guerra, U-boats (submarinos) e Luftwaffe aviões encontraram seu fim nas águas cristalinas do Mediterrâneo entre 1939 e 1945.Of as poucas dezenas de naufrágios alemães não afundados durante esse período , a maioria eram submarinos, a partir da Primeira Guerra Mundial. Em ambos os conflitos a marinha ea força aérea alemães eram temidos predadores em quaisquer águas - naufrágios aliados são tão comuns como a deles, e mais abundante em muitas áreas. Navios de guerra
Um navio escolta alemã, o SG-10, situa-se nas águas ao largo Bastia, Córsega. Ela era originalmente um transporte de fruta, transformada em um cruzador auxiliar pela marinha francesa em 1940. Capturado pelo exército alemão em 1942, ela se apresentou como uma escolta rápido até encontrar seu fim em agosto de 1943, por um torpedo do submarino britânico HMS Sickle.
Seis navios de guerra alemão descanso em águas italianas. Um par de corvetas e um torpedo-boat foi afundado em 1944 ao largo da costa noroeste. Duas embarcações de ataque caiu ao largo da costa do Tirreno em 1943. Mais a oeste fora da Sardenha, o navio de desembarque Krieg Transporte 12, carregado com munição, explodiu depois de ser atingido pelo submarino britânico HMS Safari em abril de 1943, ao norte de Cala Gonone.
Outra corveta está no Mar Adriático a leste ilha de Pag, na Croácia, e os restos de um navio de transporte alemão não identificado estão espalhados fora Sousse, Tunísia.
Submarinos
naufrágios de submarinos estão espalhados por todo o Mediterrâneo . As águas estavam muito disputada durante a Segunda Guerra Mundial e tornou-se uma armadilha mortal para a frota de submarinos de Hitler. De 1941 a 1944, a Alemanha enviou 62 submarinos nas águas, não só conseguiu fazê-lo de volta para o Atlântico. Embora afundando cerca de 200 navios mercantes, dezenas de bases aéreas aliadas com centenas de aviões equipados com radar caçados a frota U-boat sem piedade, suas habilidades de evasão prejudicado por claras, águas calmas do Mediterrâneo.
O mais bem sucedido U-boat em termos de navios aliados afundados foi U-81, ativo por 788 dias de 1941 até janeiro de 1944, quando ela conheceu o seu fim por bombardeiros americanos perto de Pola, na Croácia. 28 navios aliados foi vítima de U-81, incluindo a transportadora britânica famoso HMS Ark Royal, em novembro de 1941, perto de Gibraltar.
O Mediterrâneo detém U-boats destroços da Primeira Guerra Mundial também. A maior concentração destes foram afundados no final da guerra no norte do Adriático.
Aviões
Muitos navios alemães do ar encontrado o seu lugar de descanso final no Mediterrâneo durante a Segunda Guerra Mundial. Há oito naufrágios conhecidos visíveis para mergulhadores em águas francesas e italianas.
A Heinkel He 111 bombardeiro está relativamente intacta perto de Cap Martin, na França. Descoberto em 1965, o naufrágio é um favorito com mergulhadores como as portas do compartimento de bombas estava aberto permitindo o acesso interior. Off Isola delle Femmine na Sicília noroeste um avião de carga Junkers foi abatido por caças Aliados em 1942. O naufrágio resolvido em boas condições e foi colonizada por congro e moréias.