Carros híbridos que têm transmissões manuais
carros híbridos combinam a energia elétrica com um motor a gasolina tradicional. Eles ficam melhor milhagem de gás e emitem menos emissões e poluentes do que um carro normal, caminhão, SUV ou van. Uma possível desvantagem de dirigir um veículo híbrido é um aparentemente falta de energia quando acelerando. Quase todos os carros híbridos só vêm com transmissões automáticas. O Honda CR-Z Esporte Hybrid é o único modelo no mercado que vem com uma transmissão manual a partir do ano-modelo 2011. Transmissão manual
Honda apregoa o seu CR-Z Esporte modelo híbrido como "o primeiro híbrido de produção de 6 velocidades." Os motoristas podem escolher uma velocidade para atender suas necessidades e ter a opção de escolher a velocidade que produz a melhor milhagem de gás. O CR-Z Hybrid também tem três modos diferentes, incluindo um modo desportivo que lhe dá uma resposta mais rápida a aceleração e se sente mais como um motor a gasolina tradicional. Outra característica do Honda CR-Z Esporte Hybrid, o sistema de três unidade, inclui um modo desportivo que lhe dá uma resposta mais rápida a aceleração e se sente mais como um motor a gasolina tradicional, com uma transmissão manual.
Continuously Transmissões
A maioria dos veículos híbridos variáveis vêm equipados com uma transmissão continuamente variável (CVT). A CVT elimina os movimentos bruscos de uma transmissão manual. Em vez de utilizar engrenagens para acelerar o carro, um CVT trabalha com um sistema de roldanas. Quando as engrenagens estão limitados ao tamanho e número de dentes, um sistema de polia pode criar mudanças ilimitados. Este tipo de transmissão oferece uma condução mais suave e eficiência de combustível superior.
Transmissão manual automatizada
Alguns carros híbridos combinam as características de uma transmissão manual com a conveniência de uma transmissão automática com uma transmissão manual automatizada (AMT). Transmissões manuais tradicionais pesam menos de transmissões automáticas e assim aliviar o carro como um todo, ou seja, menos atrito e menor perda de energia. Uma AMT opera como uma transmissão manual sem o uso de uma embraiagem ou deslocador. Em vez disso, as marchas automaticamente através de um motor elétrico.