O Dodge Grand Caravan chegou ao mercado em 1987 como um modelo variado de o original Dodge Caravan, que foi vendido pela primeira vez ao público em 1984. Diferenças notáveis entre a Caravan e Grand Caravan incluem comprimentos de veículos e medições de distância entre eixos. Vários modelos da medida Grand Caravan vários centímetros mais longo que a Caravan e ter um extra de 7 centímetros de distância entre eixos. Este veículo tendência de definição tornou-se muito popular desde a sua criação e é amplamente Acredita-se que salvou a Chrysler /Dodge do colapso. História
A primeira minivan Dodge Caravan chegou ao mercado em 1984. A Caravana não foi a primeira tentativa da indústria automobilística em projetar um "box" van de passageiros que o espaço interior maximizada, minimizando comprimento exterior e altura. Volkswagen do Omnibus (aka, o Fusca) de 1950, do Ford Falcon Econoline e do Chevrolet Corvair 95 da década de 1960 ajudou a pavimentar o caminho para o lançamento na indústria da minivan na década de 1980 do Dodge.
Desenvolvimento
Chrysler /Dodge estava à beira da falência no início de 1980, devido em grande parte aos anos de veículos mal concebidos, mal de marketing e flacidez de vendas. Lee Iacocca ingressou na montadora como presidente da empresa no final de 1970 e rapidamente concentrou os esforços da empresa na "T-115" projeto de trabalho-intitulado, que acabaria por se tornar a Caravana --- e, posteriormente, a Grand Caravan --- que foi o primeiro vendidos publicamente em 1984. A Caravana provou ser o catalisador que ajudou a Chrysler /Dodge renascer das cinzas da morte certa corporativa.
Primeira Geração
Quando o Dodge Caravan bateu o mercado em 1984, ficou 15 centímetros mais curta do que vans que estavam sendo vendidos no momento. Baixa altura do Caravan foi resultado de layout de front-wheel-drive da van que eliminou a necessidade de um eixo de acionamento para obter energia para as rodas traseiras dos veículos rear-wheel-drive do dia. Embora a primeira geração de Caravans faltava potência abundante, as vendas foram boas como o público tomou um gosto imediato para o carro da família recém-definido.
Mudanças
rodeio didn ' t fazer muito para mudar o design do Caravan até 1987, quando introduziu uma distância entre eixos maior e maior comprimento total do veículo no Grand Caravan. Pela adição de 7,6 polegadas de saliência da roda traseira, o comprimento da Grand Caravan totalizaram 190,5 polegadas. Ao aumentar o comprimento da minivan, Dodge foi capaz de aumentar a capacidade de carga e, mais importante, a capacidade de passageiros para sete, mantendo o veículo em um comprimento que era prático.
Modelos modernos
Desde o lançamento da Caravana originais, Dodge fez alterações no tanto a Caravan e Grand Caravan que mantiveram a minivan no topo de sua categoria durante mais de duas décadas. Em sua quinta geração, o Caravan e Grand Caravan são mais elegante aparência do que seus antecessores, enquanto Dodge adaptado às mudanças feitas pelos seus concorrentes para manter seu produto competitivo no mercado de automóveis de 2010.