A Toyota Tarago é um veículo multiuso para oito passageiros, também conhecido como um motor pessoas, comercializado na Austrália e com o nome da cidade em New South Wales. A van é vendido em todo o mundo e foi badged o MasterAce e mais tarde o Estima no Japão. O Tarago ajudou a inspirar a Ford Aerostar, Chevrolet Astro e minivans Dodge Caravan. Primeira Geração
A Toyota Tarago estreou em janeiro de 1983. Ele apresentava um estilo futurista em forma de cunha que influenciaria muitos 1980 carros e minivans. Sua característica de projeto mais significativo foi a sua posição de controle para a frente com o motor mid-montado espremido sob o compartimento do motorista. Apesar de popular por seu estilo, eficiência de combustível e capacidade para acomodar até oito pessoas, o projeto para a frente de controle solicitado questões de segurança por causa da percepção de estabilidade questionável. Toyota fez uma série de melhorias, que incluiu um sistema de suspensão coil tirado de automóveis de passageiros, barras anti-roll e um volante que ângulo mais como um automóvel de passageiros. O Tarago veio em três níveis de acabamento: o DX base, mid-range GL e GLS topo de gama. Poder veio de um motor de quatro cilindros de 1,8 litros e mais tarde uma versão de 2 litros que 105 cavalos de potência gerada por 1986. Em 1983, o Tarago também veio com um motor diesel de quatro cilindros de 2 litros opcional.
Melhorias
Em 1986, a Toyota deu a Tarago um facelift modesto, que incluiu duplos faróis, atualizado guarnição interior, novo pára-choques e um 102-cavalo-vapor 2.2-litro de combustível injetado motor de quatro cilindros. Toyota caiu a GL apelido mid-range e rebatizou-o GX. Os GLS de luxo orientadas recebeu uma clarabóia do telhado. Assentos de estilo balde substituiu o banco na segunda fila. O trade-off foi os novos bancos reduziram a capacidade para sete pessoas. As melhorias e sucesso global da Tarago solicitado a montadora complementar a minivan com a RV versão do orçamento 2.2 com transmissão manual. De 1983 a 1990, mais de 100 mil Taragos deixou showrooms australianos.
A década de 1990
Em 1990, o Tarago passou de forma de cunha a forma de ovo e inspirado Jellybean estilo da Ford, que chegou em 1996. O estilo era tão popular que permaneceu inalterada por uma década. O modelo 1990 se sentou em uma distância entre eixos 112,8 polegadas, que foi um enorme salto de distância entre eixos de 88 polegadas do modelo 1983. A nova versão teve uma postura mais ampla para melhorar o manuseio ea estabilidade. Ligando a minivan foi um motor de quatro cilindros de 138 cv de 2,4 litros equipado com injeção de combustível e um came gêmea. A transmissão manual de quatro velocidades ou automática de cinco marchas complementou o motor. Os GLS high-end também veio com tempo integral de quatro rodas motrizes e um sistema de travagem anti-bloqueio, ou ABS.
Tardias Taragos Modelo
Toyota caiu a versão de tracção às quatro rodas por causa de seu alto preço da etiqueta e focada na adição de equipamentos de série, como controle de cruzeiro e airbags frontais duplos. Os Taragos 2000 recebeu restyling mais elegante. Toyota também reduziu os custos de produção, colocando o Tarago em uma plataforma Camry. Saída do twin cam motor de quatro cilindros de 2.4 litros saltou para 156 cavalos de potência. Níveis de acabamento através da década de 2000 consistiu na GLi base, de nível médio GLX eo luxo Ultima. Equipamento de série destaque dupla de ar condicionado, vidros elétricos dianteiros, sistema de áudio AM /FM /CD, direção hidráulica e duplo airbag frontal. ABS é de série no GLX e Ultima, e uma opção no GLi. Em 2006, o maior 50 Series chegou e trouxe de ocupação de passageiros de volta para oito. A 273 cavalos-força 3.5 litros V-6 se tornou disponível um ano depois.