Suzuki principal esporte da motocicleta, a GSX-R1000 tem desfrutado de enorme sucesso nas ruas e pistas de corrida ao redor do mundo desde a sua introdução em 2001. Em 2005, a GSX-R1000 foi submetido a um redesign intensivo para reforçar sua atuação em face da crescente concorrência de rivais da Suzuki: Yamaha, Kawasaki e Honda. O resultado é uma máquina extremamente competente, que foi montado com grande sucesso por Mat Mladin e Troy Corser, assumindo a AMA eo Campeonato Mundial de Superbike, respectivamente, em 2005. Quadro e Direcção Geometria
2005 GSX-R1000K5, como é designado por Suzuki, utiliza um todo-novo frame da liga dupla longarina de alumínio que reduz o comprimento total da moto, reduzindo sua distância entre eixos por menos do que metade de um milímetro. Rider conforto foi melhorado drasticamente por menores dimensões do quadro, proporcionando um alcance mais curto para o guidão e uma altura de assento mais baixo. O braço oscilante traseiro também foi redesenhado para uma óptima rigidez para fornecer excepcional controle de piloto e feedback. Peso seco da nova GSX-R de 365 quilos, combinado com um ângulo da coluna de direcção íngreme de 23,8 graus e 3,8 centímetros de pista, permite manuseio estável ainda ágil. O novo quadro é envolto em uma carenagem redesenhada, que incorpora os piscas dianteiros e traseiros para os espelhos retrovisores e carenagem de cauda, reduzindo o arrasto aerodinâmico em até 5 por cento.
Suspensão
2005 GSX-R1000s é fornecido com um par de 43 mm garfo telescópico invertido, com pré-carga totalmente ajustável, rebote e amortecimento de compressão. Para melhorar a capacidade de resposta do garfo para mudar as condições das estradas, os tubos do garfo inferior são revestidas com um composto semelhante ao diamante da Suzuki (DLC), reduzindo o atrito e proporcionando proteção adicional contra arranhões. Um amortecedor de direcção não ajustável também foi equipado com a braçadeira forquilha inferior para auxiliar a estabilidade a alta velocidade. Um único amortecedor traseiro também possui pré-carga totalmente ajustável, rebote e configurações de compactação ligados por ligação ao braço oscilante traseiro.
Rodas e freios
A GSX 2005 -R1000 está equipada com um par de rodas de alumínio fundido de 17 polegadas. As rodas foram redesenhadas com raios mais finos para reduzir o peso não suspenso e manobrabilidade ajuda. Estes raios, embora fisicamente mais fino, são construídos com uma parede interna mais espessa para manter a rigidez estrutural. As rodas foram equipados com um pneu 120/70ZR17 radial sobre a roda dianteira e 190/50ZR17 um pneu radial mais ampla sobre a roda traseira, ambos feitos pela Bridgestone. Travões de disco hidráulicos estão equipados com a roda dianteira e traseira. Um par de rotores de 310 mm de aço montados na roda dianteira são agarrados por radialmente montadas pinças de quatro pistões, melhorando o poder de parada e feedback do piloto. A roda traseira é equipado com um rotor de aço individuais, 220 mm e é acionado por um período de dois pistões traseiro paquímetro.
Motor e Transmissão
numerosas revisões e atualizações foram realizadas sobre o novo para 2005 motor, que visa melhorar o fornecimento de energia do motor. Já potente motor de quatro tempos com refrigeração líquida da GSX-R recebeu um aumento no diâmetro do cilindro e curso, ampliando de 73 x 59 mm a 73,4 x 59 milímetros, aumentando o deslocamento do motor de 988 cc a 999 cc. Potência de saída foi aumentada através da utilização de câmaras de combustão menores em novas cabeças de cilindro, com maior ingestão de 30 mm e de escape 24 milímetros. Estas mudanças aumentaram a taxa de compressão do motor de 12.0:1 para 12.5:1. Outras revisões incluído válvulas de titânio, pistões forjados mais leves e um virabrequim reforçado com bielas cromo-molibdênio para aumentar e prolongar o funcionamento em velocidades mais altas. O poder recém-adquirido foi transmitida ao solo por meio de uma transmissão de cárter húmido de 6 velocidades, incorporando um novo back-limite de torque embreagem para reduzir o efeito de travagem do motor em altas rotações do motor. Transmissão final é fornecido por um pinhão do motor de 17 dentes e uma roda dentada da roda traseira 42 dentes girando um 110-link, 530 campo-tipo-ring cadeia.
Sistemas de combustível elétrica e
A energia é fornecida por uma bateria de 10 horas-amp de 12 volts e é recarregada através de um estator /alternador revista compacto. Uma unidade de controle eletrônico (ECU) controla várias afinação de descarga a bordo do GSX-R1000 e sistemas de emissões. O combustível é fornecido ao motor por meio de injeção eletrônica de combustível, com dois injetores por corpo de borboleta para compensar o aumento da demanda de combustível com base na posição do acelerador ea velocidade do motor.