A motocicleta é geralmente considerado um motor com duas rodas, mas ele é construído com componentes intrincados miríade de que o trabalho em conjunto para impulsionar, pare e apoiar a máquina. Embora a tecnologia motocicleta avançou a um ritmo acelerado, substituindo carburadores simples e sistemas de pontos de ignição com injeção de combustível informatizado e controles de ignição eletrônica, o funcionamento básico da moto permanece a mesma. Chassis
chassis da moto consiste em uma estrutura metálica que suporta o motor ea suspensão. A maioria dos cruzadores e motos mais antigas empregam uma estrutura de tubos de aço que embala a motor. Motocicletas esportivas, em alternativa, usar um quadro de alumínio leve perímetro que envolve o motor e usa-lo como um suporte rígido adicional. Um braço oscilante forklike está montada sobre um pivô na parte de trás da armação para suportar a roda traseira, ao passo que a pinça forquilha dianteira está ligado a um pivô na parte da frente da moldura chamada cabeça da direcção. As barras estão montadas na parte superior do grampo de forquilha para fornecer entradas de direcção e podem aparecer como uma barra tubular de uma só peça ou como garfo montado clipado barras. Rodas da motocicleta são feitos de alumínio fundido ou o uso do fio de aço, jantes raiadas.
Forquilha dianteira
suspensão para a frente de uma moto pode ser fornecida por uma série de variações do garfo, com garfos telescópicos hidráulicos, sendo o mais comum. A forquilha em si é feita a partir de duas pernas da forquilha separadas ligadas ao grampo e o garfo da roda dianteira, cada um consistindo de uma grande espeque inferior e de um tubo superior menor que desliza no seu interior. Os garfos são controladas por uma haste e uma mola de amortecimento imerso num óleo espesso, controlando o movimento do tubo, como a forquilha da roda dianteira encontra um solavanco. Garfos desempenho modernos oferecem configurações de controle de amortecimento mais finas e pode ser invertido para a força adicional, colocando o pilar mais larga na parte superior do garfo.
Amortecedores traseiros
amortecedores traseiros funcionar em um método semelhante ao do garfo dianteiro e são oferecidos tanto como um casal ou uma única configuração mono-shock. A amortecedores pivô no braço oscilante traseiro e quadro da motocicleta, permitindo que o braço oscilante para subir e descer conforme necessário para compensar a mudança das condições da estrada. Enquanto as configurações de choque gêmeas foram predominantes em quase todas as motos até o início de 1980, esta configuração é normalmente encontrado em motocicletas de estilo cruiser. As configurações mono-choque encontrados em motos esportivas modernas, oferecem menor peso e melhor resposta em altas velocidades.
De combustível, entrada e sistemas de exaustão
de abastecimento de combustível de uma motocicleta é detida num tanque de aço, de alumínio ou de fibra de vidro montado sobre a estrutura acima do motor, embora alguns modelos irá colocar o tanque sob o assento do ciclista. O combustível é fornecido por meio de uma válvula de combustível petcock --- --- ou uma bomba de combustível sob o tanque para o carburador ou sistema de injeção de combustível. O combustível é misturado com o ar aspirado através do carburador ou do corpo da borboleta e é passada para dentro do motor, onde é queimado e expelido através dos tubos colectores de escape e o silenciador.
Motor e transmissão
Apesar de os motores de motocicletas diferentes em tamanhos e estilos, os componentes básicos permanecem os mesmos. O cárter do motor abriga a cambota, que é responsável por gerar o movimento de rotação que acciona o motociclo a frente. Os pistões estão ligados à cambota através de uma haste de ligação de aço, e que se movem dentro dos cilindros ligados à cambota. Combustível e ar puxado para dentro do cilindro está comprimida pelo êmbolo e inflamado por uma vela de ignição, que empurra o pistão para baixo e rodar a cambota. O movimento de rotação é transferido para a transmissão de uma engrenagem primária e é então transmitido para a roda traseira através de uma corrente de transmissão ou eixo motor.
Sistemas Elétricos
de energia elétrica é proveniente de uma bateria de chumbo-ácido, situado sob o assento do piloto, fornecendo energia de corrente contínua (DC) para as luzes eo sistema de ignição. Uma vez que o motor é ligado, um íman permanente posicionado na extremidade do eixo de manivelas é girada dentro de uma bobina de fios electricamente carregado, chamado um estator, para regenerar a carga da bateria. É controlada por um regulador de tensão para evitar o sobreaquecimento. Um retificador baseado diodo transforma a corrente alternada do estator (AC) em uma corrente contínua antes de chegar à bateria.