A GSX-R foi construído pela Suzuki em 1985 como uma bicicleta de corrida de 750cc. Por mais de 20 anos, a GSX-R nas suas várias formações tem sido um grampo de corredores de rua que querem tirar proveito da criação de pista de GXS-R. A GSX-R 600 foi produzido pela primeira vez em 1992, com o mesmo corpo que a GSX-R 750, mas com um motor menor. Para 2011, o motor eo quadro 600 foi feito mais leve que a versão do ano anterior. Motor
O 2011 GSX-R tem um (36,5 polegadas cúbicas) do motor 599cc (o volume refere-se ao volume dos cilindros varridas pelos pistões). O motor tem quatro cilindros dispostos numa linha, com quatro válvulas por cilindro de titânio. O motor tem uma configuração double overhead-cam, em que as válvulas de admissão e de escape são controlados diretamente por uma árvore de cames. O motor é refrigerado a líquido.
As árvores de cames são derivadas de motores Suzuki de MotoGP e são projetados para aumentar o torque rpm mid-range e criar uma resposta do acelerador batata frita, o que significa que os pilotos decolando de uma parada não tem que rev tanto. A GSX-R 600 é a primeira moto de produção a utilizar este sistema.
Diâmetro e Curso
O motor GSX-R tem um design "oversquare", o que significa que furo uns dos cilindros é menor do que o seu curso. Essa configuração aumenta revoluções máxima por minuto e melhorar o desempenho na corrida. O furo é o diâmetro da abertura do cilindro do motor e o acidente vascular cerebral é a distância total do êmbolo desloca para cima e para baixo. Os cilindros são revestida com um material de corrida Suzuki especial conhecido como Suzuki Composite Electrochemical material (SCEM), que é um composto de fósforo-níquel-carboneto de silício, que reduz a fricção e aumenta a transferência de calor e a durabilidade.
O motor possui um diâmetro e curso de 2,6 por 1,7 polegadas e uma taxa de compressão de 12,9 para um. Taxa de compressão é a relação entre o volume entre o pistão ea cabeça do cilindro, antes e depois de um curso de compressão.
Combustível e ignição
O motor usa uma Suzuki Válvula de sistema de injeção de combustível duplo do acelerador (SDTV); ignição é um tipo transistorizado digital. Um sistema computadorizado chamado o módulo de controlo do motor, ou de ECM, controla a ignição e de injecção de combustível e também controla os níveis de emissão, o que resulta numa bicicleta aspirador. A ignição em si funciona provocando a mistura de 10mm NGK velas de ignição, que têm um eletrodo de liga de irídio para produzir uma faísca mais quente para impulsionar o desempenho de combustão.
A lubrificação do motor é fornecido por um cárter molhado. A moto tem partida elétrica. A GSX-R também tem um sistema de Controle de Marcha Lenta (ISC), controlado pelo ECM, que ajusta a entrada de ar para o mais confiável a partir de condições de frio.