Maior nem sempre é melhor. Corrida da Honda de três anos do famoso CB400F Super Sports é um grande exemplo deste ditado. A CB350F modificado, o 400F estava um pouco relógio suíço de uma motocicleta. Qualquer pessoa que tenha montado uma ou talvez até mesmo ouviu um, sabe que é especial. Com o seu inline-quatro cilindros 408 cc motor pequeno, o 400F respirava através de uma pilha de quatro carburadores Keihin que ajudaram a cantar os seus 10.000 rpm redline. Quatro Stack
Porque a CB400F é um quatro em linha, com quatro entradas consecutivas, e porque ele usa quatro carburadores individuais de tal um pequeno espaço apertado, faz sentido para conectá-los de modo que eles não interferem uns com os outros, o que é exactamente o que fez Honda. Quando ligado, eles são por vezes referido como uma "pilha", mesmo embora eles não são empilhadas verticalmente, horizontalmente, mas ligadas ao motor montado na transversal. Enquanto algumas configurações multi-carb incorporados não são fixos, com quatro, é uma necessidade para a função bacia do flutuador adequada, entre outras coisas.
Keihin 20 milímetros
A CB400F usado 20 mm Keihen carburadores, significando o tubo de Venturi, ou que permite que o ar dentro do cilindro é de 20 mm de diâmetro. Cada um dos quatro carburadores foram de 20 mm. O carburador mistura de gás e ar e entrega-lo ao motor através de pressão de vácuo. Em um sistema multi-cilindro, multi-carb, é especialmente importante que cada função do carburador em uníssono. Assim, cada carburador deve ser precisamente sincronizados com os outros.
Flutuador da bacia Specs
A bóia do carburador é um ajuste crítico em um carburador, e como a maioria outros ajustes do carburador, a CB400F tinha quatro. Cada carburador tem um reservatório na parte inferior. O reservatório é um recipiente de alumínio, aparafusado ao carburador e selado com uma junta estanque à prova de fugas. A taça ou "bacia do flutuador" enche de combustível. Dentro de cada taça é uma armadura articulada em chapa de metal fino, afixada a uma bóia. É um aparelho semelhante ao da bóia e os braços nas costas de um lavabo. Para os carburadores para funcionar corretamente, cada bacia do flutuador teve de ser ajustado precisamente a mesma altura.
Ajuste
Para ajustar as taças flutuam na Keihins da CB400F, você deve remover a pilha do carburador, e defini-la em uma bancada, upside down, drenado de combustível. Remover a cada um dos quatro taças de flutuação. Acionar a armadura, que se deslocam a bacia do flutuador para cima e para baixo. Note-se que quando a bóia é movido através do seu intervalo de movimento, que toca uma válvula de combustível. Dobrando suavemente a armadura, ajustar a taça do flutuador tal que toca a válvula do combustível exactamente 21 milímetros a partir da carcaça do carburador. Faça isso para cada bacia do flutuador, então remontar.