As especificações do motor 490 do 1984 Yamaha TI
A Yamaha TI 490 moto só foi produzido em 1983 e 1984. A moto foi idêntico em ambos os anos. Ele apresentava um motor de dois tempos monocilíndrico. A TI 490 foi uma motocicleta de classe Enduro. Era semelhante a outras motos dessa classe, exceto que a Yamaha TI 490 foi projetado para uso em competições e, portanto, era mais poderoso. Horsepower
Potência é uma medida da quantidade de trabalho que um motor é capaz de fazer ao longo do tempo. É uma medida tradicional usada para indicar o poder de carros e motocicletas. Uma unidade de potência é igual a 745.699872 watts. Potência do motor é expressa como um valor que indica a potência máxima do veículo. Uma vez que o motor irá produzir diferentes quantidades de energia, dependendo de quão rápido a moto está indo, a potência máxima é definida em termos de rotações por minuto. O 1984 Yamaha 490 TI teve uma potência máxima de 35 cv a 6.000 rpm.
Torque
Torque, outra medida tradicional usada para indicar a potência de um motor, é uma medida da força de rotação. Torque representa a quantidade de força que impulsiona as rodas para a frente. Desde que mede a força de rotação, o binário é também indicado como o valor máximo em termos de rotações por minuto. O binário real do que uma moto produz vai mudar dependendo de como ele é conduzido. O torque máximo para o 1984 Yamaha 490 TI foi de 31 libras-pé a 5.500 rpm.
Deslocamento
1984 Yamaha Ela recebe o "490" no o nome de deslocamento do motor. Deslocamento também é outra medida tradicional do poder de um motor. Como os motores de combustão interna funciona por meio de ar para dentro dos cilindros de varredura e utilizando-se para conduzir o veículo, o volume total de ar arrastado, ou deslocada, pelo motor dá uma indicação da potência do veículo. O nome da Yamaha TI 490 é uma espécie de equívoco. O deslocamento foi arredondado para cima. O deslocamento real foi de 487 centímetros cúbicos, o que equivale a 29,72 centímetros cúbicos.
Compression
compressão do motor é a relação que indica a diferença entre o volume da combustão câmara em sua maior capacidade e sua menor capacidade. Como os pistões movem para cima e para baixo, um volume diferente do ar pode ser contido na câmara. Compressão representa essa diferença. O 1984 Yamaha TI 490 teve uma taxa de compressão de 4,9 para 1.