O que é uma Harley Panhead?
Os amantes de motocicletas Harley-Davidson pode dizer imediatamente que era uma Harley clássico vem de simplesmente olhando para tampas das cabeças da moto. Depressões distintas nas capas mudou de forma ao longo dos anos, e entre 1948 e 1965, as depressões em forma de panela invertida marcou a era da Panhead. Primeiro Panheads
Os primeiros Panhead motocicletas Harley-Davidson estreou em 1948. O projeto foi concebido para melhorar o fluxo de óleo e consumo ao longo do que os motores Knucklehead existentes. Os Panheads manteve as designações modelo dos Knuckleheads: E, EL, ES, F, FL e FS - e bicicletas foram produzidas com 61 - e os motores de 74 polegadas cúbicas. Para este ano, modelo, as tampas de cabeça eram cromados, mas nos anos seguintes seriam feitas de aço inoxidável.
Hydra Glide
Uma das primeiras inovações importantes era Panhead foi a introdução de garfos dianteiros hidráulicos em 1949. Harley-Davidson chamou esse recurso Hydra-Glide e incluí-lo em todos os modelos Panhead. A opção de suspensão de molas permaneceu disponível no Sidecar Gêmea e modelos Individuais Esporte, estes modelos foram designados EP e ELP para a versão de 61 polegadas cúbicas e EP e FLP para a versão de 74 polegadas cúbicas. Outro desenvolvimento significativo dos primeiros Panhead anos foi a introdução de um shifter pé.
Anos médios
Em 1958, a Harley-Davidson acrescentou suspensão traseira hidráulica para o Hydra-Glide e rebatizado o recurso Duo-Glide. Por esta altura, o Panhead Esporte Solo e Super Sport Solo estavam disponíveis apenas com motores de 74 polegadas cúbicas. O design das motos Panhead foi continuamente mexido durante a primeira metade da década de 1960, com alterações estéticas, como a introdução de uma barquinha farol de alumínio em 1960 e atualizações mecânicas, tais como um sistema de ignição single-fogo em 1961.
Últimas Panheads
O reinado do Panhead chegou ao fim em 1965 como a que os primeiros deslizes Electra se tornaram os últimos modelos Panhead. A Electra Glide foi assim chamado porque ele incorporou um sistema elétrico de 12 volts. O modelo de 1966 viu a transição para os novos motores Shovelhead, embora estes primeiros Shovelheads às vezes são chamados Pan-Pás, porque manteve o sincronismo distintivo abrange desde a Panhead.