Desde a sua fundação no início do século 20, a Harley-Davidson foi projetar e construir motos que inspiram devoção em seus pilotos. Apesar de um período em que a reputação da empresa foi quase destruída por má gestão, a Harley-Davidson aura manteve-se intacta, graças à inovação consistente e melhorias destinadas a aumentar a confiabilidade de seus produtos. Os primeiros Motorcycles
Arthur Davidson e William Harley construiu sua primeira motocicleta comercial em 1903. Ele apresentava um motor de 116 cc projetado para se encaixar em uma bicicleta e foi concebido para montado em pistas de corrida de bicicleta. Cinco anos depois, a empresa do duo fez sua primeira motocicleta V-twin, uma bicicleta com a configuração do motor que se tornaria a marca registrada da Harley-Davidson para o próximo século. No momento em que o mercado acionário caiu em 1929, a Harley-Davidson estava vendendo 21 mil motocicletas por ano e, juntamente com o índio, seria um dos dois únicos fabricantes de motocicletas americanos a emergir intacto da Grande Depressão.
Post-War Harleys
A Harley-Davidson mística atingiu seu passo após a Segunda Guerra Mundial. A empresa introduziu seu motor Panhead em 1948, e suspensão dianteira hidráulica chegou com a Hydra-Glide em 1949. Não contente em apenas desenvolver grandes bicicletas de passeio confortáveis, Harley Sportster estreou o menor, em 1957, e um ano mais tarde, a Duo-Glide foi equipado com suspensão traseira hidráulica. Harley também dedicou recursos para as corridas, trabalhando com designer italiano Aermacchi para fazer a Sprint, a 350 cc piloto short-track.
Queda ea ascensão
1969, a Harley-Davidson foi comprada pela American Machine and Foundry Company, um desenvolvimento que tanto afastar os clientes e prejudicar a reputação da Harley para a qualidade. Desesperado para combater a crescente concorrência de fabricantes japoneses, a empresa AMF-era sacrificado atenção à qualidade de considerações econômicas, e pobre resposta da crítica e do cliente às suas motocicletas quase levou a empresa à ruína. Finalmente, em 1981, um grupo de executivos da companhia adquiriu a empresa de AMF e instituiu um programa de mudanças que começou a restaurar a reputação da Harley.
Evolução e Revolução
nova Harley-Davidson voltou ao foco na inovação, com avanços como correia de transmissão final, tornando-se padrão em suas motos no início de 1980. Em 1984, a empresa apresentou sua evolução, a primeira grande reformulação do motor Harley em décadas. A empresa também introduziu a Softail, uma moto tecnologicamente avançado, que evocou o visual dos clássicos Harleys pós-guerra. Ao longo das próximas três décadas, Harley iria desenvolver motocicletas que pareciam para trás, para as motos grandes turnês do passado e outros, tais como a Nightster e outros na linha personalizada Escuro, que fez a maior parte de estilo contemporâneo.