Logo após o fim da II Guerra Mundial, Soichiro Honda tornou-se interessado em motores movidos a gasolina pequenos. Ao visitar um amigo, Honda veio em cima de um motor gerador para uma rádio. Ocorreu-lhe para ligar o motor a uma bicicleta, principal modo de transporte do Japão após a guerra. O pequeno motor de 50 cc se tornou a base da Honda Motor Company, destinada a se tornar a maior fabricante mundial de motos e motocicletas. Soichiro Honda
Em 1945, o Japão precisava de um compacto, o modo barato, prático de transporte. Soichiro Honda se esforçou para atender a demanda, anexando 500 guerra excedente de dois tempos motores a gasolina para bicicletas. Por volta de 1946, a Honda teve uma fábrica em Hamamatsu construção motos completas. As bicicletas correu em terebintina, como o gás estava em falta. As bicicletas vendeu bem eo fornecimento de motores superávit exército logo correu para fora, assim Honda começou a fabricar seus próprios motores de 50 cc.
A-Type Honda
Soichiro Honda construído um motor cc modificada de dois tempos de 50 com base no projeto de um pequeno motor utilizado pelo Exército Imperial de geradores de energia. Honda construiu o 50 cc como um motor auxiliar de bicicleta e correr pequeno transporte pessoal motas. O Instituto de Pesquisa Técnica Honda aperfeiçoou o motor sob a orientação do Presidente Soichiro Honda. A moto de 1947 A-Type Honda, com um motor de 50 cc 1/2-horsepower era conhecido como "Chaminé", como o motor fumava excessivamente de seu combustível aguarrás.
Honda Cub
Honda Motor-bikes vendeu muito bem e Soichiro fundou a Honda Motor Company em 1948 para acompanhar o aumento da demanda. Em 1952, a Honda apresentou o F-Type Cub, equipado com um motor de 50 cc a geração de 1/2 cv de potência. Um ano depois, a Honda foi a construção de 6.500 Cubs por mês, produzindo 70 por cento do Japão motorizado mercado de duas rodas. O motor de 50 cc foi vendido como um acessório para push-bikes, ou como o motor do Cub vermelho e branco, chamado de Auto Bai por seus pilotos japoneses.
Honda Super Cub
Em 1958, a Honda apresentou no Japão o C-100 Super Cub. Equipada com um motor de quatro válvulas no cabeçote sroke 50 cc, a moto se tornou modelo mais vendido do mundo. Honda aumentou a potência e a eficiência do motor 50 cc, aumentando a sua rpm. O maior rotação Honda de quatro tempos competiu com sucesso em um mercado dominado por motores de dois tempos. Em 1967, a 4,5 cv pushrod 50 cc evoluiu para um 4.9 cavalos de potência single-cima-cam motor 50 cc.