Os Estados Unidos e grande parte do mundo ocidental experimentou uma crise do petróleo em 1973, resultando em longas filas nos postos de gasolina e racionamento de combustível. Motoristas americanos tornaram-se mais eficiência de combustível mente. Para aproveitar o crescente mercado de veículos a gás miseráveis, muitos fabricantes de motocicletas começou a desenvolver os ciclomotores. Honda entrou no mercado de ciclomotor em 1977 com o seu NC50 expresso. O Expresso foi tecnicamente um "Noped", uma vez que não tinha pedais. Fundo
engenheiros da Honda perceberam que a crescente demanda por ciclomotores eficiente de combustível foi impulsionado em grande parte pelos consumidores que não estavam familiarizados com a operação de veículos de duas rodas motorizados. O objetivo era manter o Expresso fácil de operar, eficiente de combustível e confiável. O Expresso foi alimentado por um único cilindro, motor de dois tempos 49 cc. Honda equipado com a expresso de uma bomba de óleo, que combinada de óleo e gasolina internamente, eliminando a necessidade do consumidor para misturar gás e petróleo em sua própria. O Expresso entregue em sua meta de eficiência de combustível, obtendo um relatou 85 a 100 mpg. Para aumentar a sua facilidade de uso ainda mais, a Honda deu ao Expresso uma transmissão automática.
A Honda NC50 expresso
Honda apresentou o modelo base NC50 Express em 1977. Tinha um ar-refrigerado, 49 cc único cilindro, motor de dois tempos e transmissão automática. Ele tinha uma ignição pontos, mola partida e manual de estrangulamento. O NC50 foi oferecido em os EUA através de 1983 e no Reino Unido até 1984.
A Honda NA50 Expresso II
Honda acrescentou o Expresso II do lineup em 1979. Ele dividiu o motor ea transmissão do modelo básico expresso. O Expresso II teve um novo quadro e assento maior. Honda parou a produção no Expresso II após o ano-modelo 1981.
A Honda NX50 expresso SR
O Expresso SR, introduzido em 1981, foi uma versão de scooter de estilo do Expresso. O Expresso SR foi o primeiro modelo da linha para obter um arranque eléctrico, juntamente com um sistema elétrico de 12 volts para ligá-lo. Honda produziu o Expresso SR até 1982.
A Honda NU50 Urban Express
The Urban Express substituiu o Expresso II, em 1982. O Urban Express combinou o quadro do Expresso II eo drivetrain do Expresso SR. Honda também ofereceu o NU50m Urban Express luxo em 1982. The Deluxe tinha partida elétrica e bateria maior do que o modelo básico urbano. Ambos os modelos foram oferecidos através de 1983 em os EUA e até 1984 no Reino Unido
melhorias para o Expresso
Embora Honda só fabricados a linha expresso por oito anos - 1977 a 1984 - ele fez uma série de melhorias para a linha durante estes anos. Em 1980, os modelos Expresso tem piscas e uma bateria maior. Honda deu ao Expresso um arranque automático, chute inicial e contínua de ignição do estado em 1981. Nesse mesmo ano, uma transmissão automática de duas velocidades foi adicionada à expresso II. O Expresso tem a transmissão de duas velocidades, em 1982, o ano do Expresso II foi abandonada e os modelos Urban Express foram introduzidas.