A Yamaha YZ125 é uma moto ultra-leve motocross com uma dois tempos, motor de 125 cc. A produção começou em 1974 e continuou pelo menos até 2011. A YZ125 foi parte da série de YZ motos que introduziu o primeiro single-choque de moto de motocross. Concorrentes da Yamaha rapidamente adotaram o sistema de single-choque. Os YZ125 cepas em altas velocidades, mas sua construção leve torna extremamente ágil na competição off-road. Background Fotografia de
Yamaha Motor Company procurou diversificar após a Segunda Guerra Mundial, fazendo uso de sua linha de produção da fábrica que tinha fabricado peças de aviões durante a guerra. Motos baratas eram a resposta. O avô do YZ125 foi o DT1 Enduro, de 250 cc, a dois tempos moto off-road introduzido em 1968. Motocross foi uma importação européia que chegou aos Estados Unidos em meados dos anos 1960. Motocicletas europeus, como Maico, Bultaco, Dot e Husqvarna, entre muitos outros, dominaram a cena motocross EUA. Motos japonesas foram relativamente novo, mas a sua pena e durabilidade em condições punir rapidamente lhes valeu admiradores. Sistema com um único amortecedor traseiro da Yamaha, introduzido pela primeira vez na YZ250 em 1975, ajudou a reduzir o peso da moto. Quando o Campeonato Europeu de Fórmula introduziu o campeonato de 125 cc, ele abriu a porta para a Yamaha YZ125.
Construção
Tomando uma sugestão do seu irmão mais velho, o YZ250 , a YZ125 e outras motos da série YZ foram equipados com um tanque de combustível de alumínio de paredes finas e tinha furos em todo o quadro que mais peso reduzido, mas não chegou a comprometer a integridade estrutural do quadro. Yamaha fez as malas laterais com magnésio. Em 1996, a YZ125 só pesava 192 £. Mesmo seu peso seco de 208 quilos em 2009 foi muito mais leve do que outras motocicletas de sua categoria. Desde a sua criação até pelo menos 2011, a Yamaha YZ125 pouco mudou. Ele recebeu pequenas atualizações, como uma cadeira de estilo pinça, uma braçadeira de mangueira do freio de alumínio, KYB garfos e um amortecedor traseiro KYB como equipamento standard. Yamaha também acrescentou bares Pro Taper, mas a sua falta de atualizações ao longo das décadas têm gerado algumas críticas para a adição de novos badging e gráficos para a mesma moto a cada ano. Até mesmo o esquema de cores azul e branco pouco mudou.
1996 Specs
1996 YZ125 veio com um refrigerado a água, único cilindro de dois tempos motor com um furo de 2,1 polegadas e 2,1 polegadas de curso. Ele apresentava um pontapé de partida, caixa de seis velocidades e embreagem multi-plate-operado cabo. A versão de 1996 sentou-se em uma distância entre eixos 57,2 polegadas e é 84,6 centímetros de comprimento. A altura do assento medido 39,3 polegadas. Os garfos invertidos teve 11,8 polegadas de curso, enquanto que o sistema de suspensão traseira monocross tinha 12,4 centímetros de viagens. Poder de parada veio de freios a disco dianteiro e traseiro. Ele viajou com uma roda dianteira de 21 polegadas e roda traseira de 19 polegadas. O depósito realizado apenas 2,1 litros e exigia freqüentes reabastecimento.
2009 Diferenças
até 2009, o sistema de ignição era eletrônica, embora a YZ125 da era praticamente inalterada desde a sua estreia. Ele ainda contou com a caixa de seis velocidades e carburador Mikuni para entregar o combustível. As dimensões do garfo, o sistema de suspensão e tamanhos de roda traseira permaneceu a mesma. As dimensões ligeiramente modificada, com a distância entre eixos, encolhendo um pouco de 56,8 polegadas e o comprimento total de 84,1 cm. A altura do assento não se alterou a partir de 1996.