Para o observador casual, um quadro de motocicleta é apenas isso - um esqueleto que suporta o peso do motor, piloto e tudo mais. No entanto, termos como cabeça de direcção, braço oscilante, downtubes e twin-vergas pode fazer um quadro muito mais complicado do que pode parecer. Enquanto existem apenas como muitos tipos de quadros, pois há projetos de motocicleta, a compreensão da anatomia básica de um quadro de moto vai pagar dividendos durante suas tarefas de manutenção regular. Tipos de quadro
quadros de moto são normalmente construídos para destacar o propósito da moto. Motocicletas Esporte muitas vezes usar uma moldura de alumínio de dupla longarina leve para reduzir Flex dentro do quadro, auxiliando, assim, a capacidade de manobra. Cruisers ea maioria motocicletas construídas entre 1960 e 1980 usam uma variação de um único backbone, quadro de estilo berço em aço tubular.
Chassis
Motorcycles, como cruzeiros ou choppers são muitas vezes construídos em uma estrutura única espinha dorsal, que usa um tubo de grande diâmetro único para conectar os trilhos do assento da motocicleta para a cabeça de direcção. Um par de downtubes, estendendo-se abaixo da cabeça da direção, formar uma base para apoiar o motor. Trilhos do assento tubulares são soldadas na extremidade da espinha dorsal para suportar o ciclista. Motocicletas Esporte usar um frame-longarina-tipo gêmeo, envolvendo em torno dos lados do motor sem o uso de downtubes. A própria máquina é usada para reforçar a estrutura. Mais recentes motocicletas desportivas usar um sub-frame destacável para apoiar o piloto.
Direcção
O chefe da direcção é a estrutura tubular na frente do quadro, proporcionando um ponto de pivô para a montagem triple-braçadeira do garfo dianteiro. O triplo-grampo é constituído por uma unidade superior e inferior, com o guiador montado directamente ao triplo grampo superior. O chefe de governo contribui para a geometria de direção da motocicleta, proporcionando o ancinho - ou ângulo - o garfo dianteiro, afetando diretamente a estabilidade da motocicleta em altas velocidades. Um ângulo de inclinação relativamente curto de 24 graus, como o usado por 2.003 moto esportiva da Honda CBR600RR, permitirá a motocicleta para mudar de direção com facilidade, mas reduz a estabilidade em linha reta em altas velocidades. Alternativamente, um cruzador com uma longa inclinação de 39 graus vai ser muito estável em uma linha reta, mas será mais difícil de virar.
Suspensão
Na traseira da motocicleta é um fork giro chamado de braço oscilante. O braço oscilante traz a roda traseira e é apoiado por qualquer um monoshock ou configuração de amortecedor duplo choque para reduzir o impacto criado por mudar superfícies de estrada. A configuração monoshock é normalmente montado na parte da frente do braço oscilante, conectando-se diretamente ao quadro da motocicleta, abaixo dos trilhos do assento ou sub-quadro. Setups Twin-choque colocar os amortecedores de ambos os lados do braço oscilante e montar diretamente para os trilhos do assento da motocicleta. Quadros rígidos, como usado pelos primeiros motocicletas e helicópteros personalizados ou bobbers, evitam o uso de uma configuração de suspensão traseira. Em vez disso, a roda traseira é montada solidamente ao quadro da motocicleta.