Em motores de dois tempos ou dois ciclos, o pistão leva duas tacadas para completar um ciclo operacional. A entrada e fases de compressão são concluídas quando o pistão se move para cima. Quando o pistão se move para baixo ele completa o poder e os estágios de escape. O cárter de um motor de dois tempos é parte do sistema de admissão, de modo que não é utilizado como um reservatório de óleo, tal como é em motores de quatro tempos. O óleo deve ser misturado com o combustível a fim de proporcionar lubrificação do motor. O óleo é queimado com a gasolina, e qualquer óleo não queimado é expelido do processo de exaustão. Este método de lubrificação é considerado um sistema de perda total. Como um motor a dois tempos é lubrificado
um motor a dois tempos a gasolina age como um portador para o óleo, introduzindo-o para dentro do motor. Uma vez que no motor a óleo e combustível separada e o óleo lubrifica o motor. O óleo é então transportada através da câmara de combustão, onde a maior parte, mas não todas, é queimado. O óleo que não queima as saídas através do sistema de escape.
Existem dois métodos de mistura de óleo e combustível em um motor de dois tempos. A primeira é misturar fisicamente o óleo e gasolina antes da adição da mistura para o tanque. Consulte o manual do proprietário para a relação óleo-de-gasolina exata. Algumas motos dois tempos, embarcações, ATVs, etc, são equipados com motores de injeção direta. Nestes motores existe um reservatório de óleo e bomba que mede e injeta o óleo para o motor.
Petroleum ou base mineral óleo de dois tempos
petróleo ou de minerais Os óleos à base de lidar com as condições que existem no interior de um motor bem. Eles não são propensos à oxidação e pode suportar altas temperaturas.
Óleo
óleos sintéticos e semi-sintéticos ou sintéticos-blend sintéticos e semi-sintéticos são quimicamente fabricado a partir do petróleo. Estes tipos de petróleo são geralmente mais caros do que os óleos à base de petróleo, mas duram mais tempo em temperaturas elevadas do motor, transferência de calor melhor e causar menos depósitos no motor.
Vegetal à base de óleo
Na década de 1970, à base de óleo de mamona foi popular para uso em dois tempos de motocicletas de corrida. O óleo de mamona tem excelentes qualidades de lubrificação, mas também deixa depósitos excessivo do motor.
Aditivos óleo de dois tempos
óleo dois tempos contém uma série de aditivos. Como nem todo o óleo é queimado durante o processo de combustão, deve conter aditivos que ajudam a biodegradabilidade para ajudar a quebrar resíduo de óleo, uma vez que tenha sido expelido através do sistema de escape. Algumas variedades de óleo de moto dois tempos também contêm detergentes e aditivos antidesgaste.