A História da Honda CB750
As motocicletas Honda da série CB750 eram populares se motos esportivas não revolucionários que romperam as motos britânicas bloqueio e Harley-Davidsons teve no grande mercado de motocicleta em 1960. Honda dirigida especificamente ao mercado norte-americano porque os compradores procuraram uma moto esportiva mais barata do que os outros fabricantes de motocicletas estavam oferecendo. A CB750 contou com um motor de quatro cilindros com um DOHC e tornou-se a primeira moto super. The Beginning
Honda estava na crista de uma onda de títulos do campeonato de moto quando capturou cinco de primeiro lugar pontos no 1966 World Grand Prix Estrada Series Racing. Honda aposentou do circuito de corridas de centrar a sua atenção no desenvolvimento de uma moto esportiva de alta performance com um grande deslocamento do motor. Depois de fazer um grande impacto com suas motos pequenas no final da década de 1950, as vendas começaram a cair em 1966. Honda reconheceu que fabricantes de bicicletas britânicos foram preenchendo um nicho de grandes máquinas de deslocamento de vendas. Honda veio com a CB450 como algo de uma motocicleta interino até que pudesse desenvolver uma verdadeira moto esportiva. O objectivo foi desenvolver um motociclo que era estável a altas velocidades e tinha um sistema de travagem que pode lidar com travagem rápida de altas velocidades. Designers também procurou manter o ruído e as vibrações no mínimo e engenheiro de um painel de instrumentos confiáveis para permitir que o piloto a fazer julgamentos adequados.
Debut
A Honda CB750 Quatro estreou nos Estados Unidos em janeiro de 1969. Seu preço de varejo foi de $ 1,495. A moto grande cilindrada média em 1969 foi vendido por cerca de US $ 3.000. Honda inicialmente previsto a produção de cerca de 1.500 unidades por ano, mas decidiu vender esse número mensal. Até o final de 1969, a produção aumentou para 3.000 unidades por mês. A CB750 ficou competição instante contra a Harley-Davidson Sportster, Norton e Triumph. Era capaz de atingir uma velocidade máxima de 120 mph e pode atingir o quarto de milha em 13 segundos a partir de um ponto morto. A CB750 marcou o surgimento de grandes motos japonesas e declínio das importações britânicas.
CB750 Specs
de 1969 CB750 acomodados duas pessoas. Ele apresentava um quadro berço duplo de aço tubular que se sentou em uma distância entre eixos de 57,2 polegadas. O assento subiu 31,5 centímetros do chão. O pneu dianteiro medido 3,25 polegadas em uma roda de 19 polegadas, enquanto a traseira teve um 4 polegadas de largura do pneu em uma roda de 18 polegadas. Poder de parada veio de um disco de freio único 11,7 polegadas na frente e uma traseira de 7 polegadas, freio a tambor. Um garfo telescópico amorteceu o sistema de suspensão dianteira e suspensão traseira composta por amortecedores ajustáveis pré-carregados individuais. A moto pesava 499 £. Poder veio de uma cc motor de quatro cilindros 736 verticais empunhando 67 cavalos de potência com um rácio de 9 para 1 de compressão. A Quad 28 milímetros carburador Keihin entregue combustível do tanque de 4,8 litros. A cadeia-driven transmissão de cinco velocidades entregue a potência para as rodas.
Legado
CB750 da Honda e suas variantes foram as primeiras motos de quatro cilindros produzidos em massa. A CB750 também inaugurou o "super moto" era que lotou alta produção em um grande cilindrada e oferece comodidades como dupla de espelhos, piscando indicadores de volta, arranque eléctrico, um interruptor de matar e não de manutenção de válvulas hidráulicas. Também despertou um interesse em motos maiores, como a 900 cc modelo Kawasaki Z1 e, em 1980, a Honda Gold Wing GL1000.