A Vs Driveshaft. A Cadeia
A maioria das motocicletas e veículos todo-o-terreno, quer contar com a transmissão final do tipo de corrente ou um eixo de transmissão para transferir a potência do motor para a roda traseira. Embora ambos os sistemas trabalham para o mesmo objetivo, cada um tem seu próprio conjunto de prós e contras que devem ser considerados quando se compra uma moto nova ou ATV. Entender como cada sistema funciona pode ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Operação
unidades da cadeia cadeia-Driven Transmissão Final
são as unidades finais mais comumente visto na maioria das motos e oferecer uma maior taxa de eficiência ao longo de um sistema de eixo-driven. Uma unidade de corrente é operada por um par de rodas dentadas, com uma roda dentada pequena está ligado ao eixo de saída do motor de transmissão com um pinhão maior montado ao lado da roda traseira. A corrente é puxada, como as voltas de roda dentada do motor, girando a roda dentada da roda traseira do processo. Enquanto algumas motos antigas totalmente encapsulado suas cadeias em um caso de cadeia de proteção, motocicletas modernas deixar as correntes expostas, exceto por uma pequena guarda superior destina-se a proteger o piloto.
Shaft-Driven Final Drive Operação
Um veio de accionamento assenta sobre uma engrenagem conectada ao veio de saída de transmissão para ligar uma segunda engrenagem, estriada ligada à extremidade do veio de accionamento. A extremidade oposta do veio de accionamento é também estriado e se insere uma segunda caixa de engrenagens, que opera a roda traseira. Uma engrenagem em anel no interior da caixa de engrenagens, é transformado, por o eixo de accionamento, rodando a roda traseira durante o processo. Ao contrário de um sistema de cadeia-driven, o eixo inteiro está escondido dentro do braço oscilante traseiro da motocicleta. Botas de borracha são usados para selar as aberturas entre as caixas de engrenagens eo eixo rígido se o eixo de acionamento deve ser exposto.
Vantagens e Desvantagens
Ambos eixo e-drives cadeia realizar seu trabalho de impulsionar a motocicleta ou ATV igualmente bem. Mas o uso de uma cadeia oferece maior flexibilidade na relação de transmissão final global da moto, o que afeta o desempenho. Mudando a contagem de dente da coroa através de substituição irá alterar drasticamente a aceleração da moto e velocidades de cruzeiro para compensar a mudança das condições de condução. Isto é extremamente vantajoso para a equitação competitivo, mas a corrente deve ser lubrificada constantemente e mantido apertado para evitar a falha prematura da cadeia. -Drives eixo exigem pouca manutenção e pode fornecer uma solução livre de problemas para os motociclistas que são menos do que mecanicamente inclinado. Devido ao seu design, eixo-drives são muito duráveis, mas são mais complicados para reparar. Além disso, as motocicletas eixo-driven são propensas ao eixo-jacking, uma condição que eleva a motocicleta para cima em aceleração e pode causar instabilidade, especialmente quando se acelera de uma vez.
Tornar a decisão
motocicletas Eixo-driven são confiáveis e exigem pouca manutenção, tornando-os uma boa escolha para um viajante, tourer diária de longa distância ou em um veículo utilitário para o trabalho de campo. Por outro lado, enquanto que as unidades da cadeia são um pouco mais trabalhoso, eles são suficientemente versátil para ser usado em quase qualquer ocasião. Máquinas de corrida podem ganhar vantagens graves na pista simplesmente trocando rodas dentadas. Mas os benefícios também pode ser sentida na estrada. Na maioria dos casos, um dente suplementar adicionada ao pinhão motor pode diminuir rpm à velocidade de cruzeiro, a redução da vibração e aumentando o conforto do condutor. Em última análise, decidir que tipo de motocicleta e transmissão final é certo para você depende muito do tipo de equitação que você preferir. Teste de moto antes de tomar sua decisão pode ser suficiente para ajudar a pavimentar o caminho.