Era uma vez, da Suzuki Katana era a jóia da coroa no esporte lineup moto da empresa motocicleta japonesa. A motocicleta foi originalmente destinado a ser uma máquina de corrida séria, mas acabou por ser deposto pela ascensão do próprio motos esportivas GSX-R da Suzuki. Em 1999, a GSX750F - mais conhecido como o Katana 750 - tinha sido relegado para funções sport-touring, permitindo que os pilotos de percorrer longas distâncias em relativo conforto, enquanto continua a fornecer o suficiente de uma descarga de adrenalina para satisfazer a todos, mas os pilotos mais exigentes . A história da Katana
Suzuki corajosamente introduziram a GSX1100 Katana em 1981 simplesmente como a GSX1100, vestir-lo em acentuadamente inclinado, quase tubarão-como lataria, que desafiou a aparência convencional de seus colegas contemporâneos. Vários modelos Katana em diferentes deslocamentos motores foram produzidos ao longo dos anos, tudo moderadamente bem sucedido tanto na estrada e pista de corrida. Em 1985, a Suzuki revelou sua GSX-R750 moto esporte propositadamente construído, movendo o Katana fora da pista de corrida e volta para o mundo real. Como uma máquina de sport-touring, carroçaria agressiva do Katana perdido suas bordas afiadas em favor de um mais curvas, a aparência arredondada. Em 1998, o Katana entrou na sua fase final de produção, que durou até 2006, e foi oferecido em 600 cc e 750 cc variantes.
Motor, Carburação e Elétrica
A 1999 GSX750F Katana foi alimentado por ar e óleo de refrigeração de 16 válvulas, com dupla overhead cam, 748 cc em linha motor de quatro cilindros acoplado a uma transmissão de seis velocidades. Cada cilindro foi alimentado por um carburador Mikuni BS36SS indivíduo que tirou do ar através de uma caixa de ar compartilhada alojado abaixo do tanque de combustível. Gases gastos foram expulsos do motor através de um tubo de quatro em-um escape e um único silenciador. O motor foi avaliado em 81,6 cv a 10.500 rpm e 45,1 libras-pé de torque a 7.700 rpm. Embora estes números não foram impressionante em comparação com uma potência 134 1999 da GSX-R750 e 60 saída de foot-pound, era mais do que suficiente para dar um passeio emocionante quando o acelerador foi aplicado com entusiasmo. Como a maioria das motos construídas após 1982, o Katana contou com uma de 12 volts de corrente elétrica direta do sistema, alimentado por uma bateria YTX9-BS Yuasa-marca. Curiosamente, o Katana usou um alternador separado - montado na parte superior do cárter, atrás das cabeças de cilindro - para recarregar a bateria
Chassis e suspensão
.
Contrariamente à escassa carroçaria, mas angular usada pelo Katana originais 1100, carroçaria do 750F é muito mais redondo e completamente englobado chassis e do motor da motocicleta. Estrutura de aço do perímetro da Katana em volta do motor para criar uma estrutura rígida, melhorando a agilidade da moto quando montado de forma agressiva. A geometria da direcção do Katana incluído um ângulo relativamente agressivo de 25 graus da direcção e 3,9 polegadas de fuga, quase idêntica à de um 1999 GSX-R750. No entanto, a base de roda de 57,7 polegadas da Katana, em comparação com distância entre eixos de 55,1 polegadas do GSX-R, suavizou suas capacidades como uma máquina de rasto-pronto corrida. Em sua defesa, a Katana foi equipado com suspensão-a-time decente para, utilizando, 41 milímetros garfos telescópicos convencionais e um único amortecedor traseiro que contou com pré-carga da mola ajustável, bem como a repercussão e compressão de amortecimento. Além disso, o Katana foi equipado com rodas de 17 polegadas, dianteiro e traseiro, que são considerados o tamanho padrão para uma motocicleta esporte e permitindo uma gama de pneus produzidos até 2013.
Upgrades e Aftermarket Acessórios
O Katana 750 pode parecer obsoleta e singular quando comparados com as máquinas mais recentes, de forma mais agressiva de estilo e projetado na estrada hoje. O mercado de reposição ainda está vivo e bem, no entanto, permitindo que os proprietários Katana para trazer as suas bicicletas até acelerar, por assim dizer. Atualizações de suspensão, muitas vezes em forma de-in do tipo queda de emuladores garfo, proporcionar um desempenho quase idêntico aos mais novos, em constante evolução garfos no mercado hoje. Da mesma forma, um melhor desempenho do motor pode ser encontrado através da instalação de um slip-on sistema de exaustão, que substitui o silenciador estoque mais restritiva, e kits de recalibração do carburador performance. A partir de 2013, vários fabricantes conhecidos, incluindo Two Brothers Racing, Yoshimura R & D e Vance & Hines, continuar a oferecer peças de performance para a 1998 a 2006 Katana 750.