Ford vans eram uma solução tanto para negócios comerciais e de lazer. Como um veículo comercial, Ford vans forneceu um veículo utilitário e manobrável para o transporte de carga. Como um veículo de lazer, estas vans poderia ser equipado para acampar ou diversão off-road. Modelos
Ford vans de trabalho eram conhecidos como o Econoline ou E-series. Os compradores podem escolher uma van de carga, display van, van janela, pacote de ônibus escolar ou van de entrega de encomendas. Mostrar vans tinha janelas de um lado para exibir mercadoria ou para fornecer luz do dia por um espaço de trabalho. Modelos foram designados como o E100, E200 ou E300 com base na capacidade de reboque.
A versão de passageiros do 1973 Ford Van foi o Wagon Club. Estava disponível em cinco passageiros, capacidade de oito passageiros ou 12 passageiros.
Projeto
vans Ford teve uma pequena capa que o acesso ao motor permitido pela frente. De acordo com um 1973 Ford Econoline anúncio ea Econoline Comerciantes Data Book, uma escolha de deslizamento ou balançando portas laterais estava disponível. Ford usou um "design quadrado-wall", que proporcionou menor conicidade no telhado de vans competitivos, tornando o Econoline mais adequado para built-in prateleiras e bancadas.
Econoline foi projetado para a cidade de manobrabilidade, com 40 -pé raio de viragem no E100 e E200. A versão de distância entre eixos estendida deste modelo tinha um raio de viragem de 45,1 metros.
O vagão clube estava disponível em padrão, personalizado e Chateau edições, cada uma com um interior cada vez mais elegante e exterior da guarnição.
Os 1.973 vans eram basicamente inalterada desde o grande reformulação de 1968. Ford vans iria continuar neste estilo de corpo por mais um ano antes de ser re-engenharia em 1975.
Dimensões e capacidade de carga útil
O Econoline de comprimento padrão eo Club Wagon tinha uma distância entre eixos 105,5 polegadas e mediu 169,1 centímetros de comprimento total. A van estendida oferecida uma distância entre eixos de 123,5 cm e comprimento total de 187,1 centímetros.
Ford alegou um veículo classificação peso bruto de até £ 4.325 para os 1.973 E100, £ 5.250 para os E200, £ 6.050 para o E300 e £ 6.200 para o E300 distância entre eixos estendida. Vans podem ser opcionalmente atualizado com eixos pesados, molas e pneus. Com upgrades opcionais, a distância entre eixos estendida E300 tinha um veículo classificação peso bruto de £ 8.300. O vagão Clube estourou em um veículo de classificação de peso bruto de £ 7.800.
Motores e transmissões
O motor padrão em 1973 Econoline E100, E200 e Clube Wagon foi um motor de seis cilindros de 240 polegadas cúbicas. O E300 veio equipado com uma usina de seis cilindros 300 polegadas cúbicas maior.
Todas as vans podem ser encomendados com motor de oito cilindros 302 polegadas cúbicas da Ford, o mais poderoso disponível no Econoline.
A transmissão padrão era um manual de três velocidades, também disponível era uma de três velocidades
Quadravan
Cruise-O-Matic transmissão automática An. interessante conversão aftermarket para 1973 Ford Vans foi tração nas quatro rodas. Conhecido como Quadravans, estes veículos foram equipados com um Dana 44 pesados de habitação do eixo dianteiro, um modelo Dana 20, caixa de transferência e freios maiores.
Essas vans foram encomendados através de um revendedor Ford, e depois enviados para Pathfinder Equipment Company para a conversão. Algumas vans foram ainda mais personalizado para servir como veículos de recreio.