As especificações para Cabeças de cilindro Vortec
O apelido Vortec veio de linha de motores que criaram um vórtice dentro de seus cilindros para produzir melhor relação combustível-ar da General Motors. Foi introduzido pela General Motors em 1986, através de um de seus motores V6 4.3 litros. Desde então, a GM continuou a produzir motores Vortec que variam em tamanho e desempenho. Estes motores são feitos com um cabeçote especial que lhes permite ter um melhor desempenho, seja o combustível mais eficiente e amiga do ambiente também. Cabeçote Projeto
À primeira vista de fora a cabeça Vortec parece que a maioria dos outros motores GM. A única característica distinta em seu invólucro exterior é suas válvulas padrão 8 parafusos. Câmara de combustão de um Vortec também é diferente da maioria dos motores. Suas velas de ignição estão localizados no centro das câmaras do cilindro e as câmaras em si são em forma de rim, o que lhe permite produzir mais energia. Tamanho da válvula padrão para Vortec cabeças é 1.94/1.50, mas eles podem lidar com 2.02/1.60 válvulas se usinado corretamente.
Dupla Overhead Camshaft Projeto
Alguns modernos cabeçotes Vortec utilizar uma configuração de dupla DOHC. Isto significa que as suas cabeças conter dois eixos, um que controla as válvulas de entrada e que controla as válvulas de escape. Esta tecnologia é amplamente utilizado em quase todos os motores de hoje, já que ele pode produzir mais energia e ter tempo mais preciso, especialmente durante a alta rpm. Um dos motores Vortec que utilizam este tipo de cabeça de cilindro do motor 3700 é 3.7L Inline-5 também conhecido como o "LLR." A LLR tem uma configuração DOHC com quatro válvulas por cilindro, produzindo 239-242 cavalos de potência a 5.600 a 5.800 rpm e um torque que varia 241-242 libras-pé em 4.600 rpm.
Overhead válvula de projeto
Vortec também usa uma válvula de projeto cabeça (OHV) em alguns de seus motores. Este projeto em particular é diferente de um projeto OHC desde a árvore de cames não está localizado na cabeça do cilindro. Em vez disso, o eixo de comando está localizado dentro do motor e da cabeça dos cilindros é somente alojar as válvulas de admissão e de escape juntamente com os braços oscilantes que os controlam. Este tipo de cabeça de cilindro tem um desenho muito mais simples, mas o seu desempenho em velocidade alta rotação não é tão bom como um motor com uma cabeça de cilindro de OHC. O Vortec LR4, um motor V8 de 4.8L, utiliza uma configuração de OHV com duas válvulas por cilindro. Sua saída líquida é de 295 cavalos de potência a 5.600 rpm e seu torque é de 305 libras-pé a 4.000 rpm.