O Cadillac Northstar V-8 pertence à família do V Prêmio de motores, que também é usado no Pontiac e Buick e viu breve serviço no Oldsmobile como a Aurora L47. Ele foi originalmente concebido como um motor de alto desempenho para competir contra o alemão-made carros esportivos de luxo. Ele tinha evoluído a partir do Corvette LT5 todo em alumínio V-8 projetado para Chevrolet pela Lotus. Ele se tornou o motor V-8 de escolha para a General Motors. Origens
A Northstar V-8 foi projetado para os 1992 e 1993 anos modelo da Cadillac não Allanté, que foi introduzido pela General Motors em 1987 como um luxo de dois lugares carro desportivo para competir com BMW e Mercedes-Benz. O Allanté terminou a produção em 1993, mas o Northstar continuou em outros modelos Cadillac.
The Basics
O primeiro motor Northstar foi o L37, o que gerou 295 cavalos de potência e, em seguida, aumentada para 300 para os 1996-2004 anos modelo. Northstar equipados Cadillacs de tracção dianteira foi um dos carros mais potentes de passageiros na estrada eo segundo mais poderoso por trás do Cadillac de 400 cavalos de potência de 500 polegadas cúbicas V-8 na década de 1970 Eldorado.
Componentes
bloco do Northstar é de alumínio fundido, sem tampas dos apoios, mas uma costura ao longo do cinto extremidade inferior para reduzir vazamentos de óleo nos motores comuns Northstar iniciais. A taxa de compressão até 2000 era de uma alta 10.3:1, mas reduziu após 2000 para 10.1:1. Ele também contém um sistema de "interferência" para evitar danos pistão se a corrente de distribuição falhar.
Inovações
General Motors desenvolveu o Nylon 66 termoplástico coletor de admissão para entrada de ar frio e um sistema de injecção de combustível sequencial juntamente com um regulador de pressão de combustível e do sensor de temperatura do ar de admissão. O motor também apresenta métodos à prova de falhas que permitem que o motor funcione a uma redução do desempenho, mesmo que o ponto de ignição está com defeito. Ele também possui um sistema de refrigeração para permitir que o motor funcione por um curto período de tempo sem refrigeração.
Problemas
Alguns motores Northstar ter sido conhecida a experimentar a falha da junta do cabeçote e queimar óleo. Os modelos 2000-2001 sofria de acumulação de depósitos de carbono na câmara de combustão. Nos L37s, para os modelos de 1993 a 1994, os restos soprado na válvula de alívio de óleo causou a perda de pressão de óleo. Vazamentos de óleo na vedação do cárter principal traseiro também eram comuns.
Supercharged
A versão de 4.4 litros supercharged foi desenvolvido exclusivamente para o 2006-2008 Cadillac XLR-V e modelos STS-V. O superalimentado XLR-V gera 443 cavalos de potência, enquanto a versão STS-V produzidos 469 cavalos de potência. Potência do XLR-V foi um pouco reduzida devido ao espaço limitado no compartimento do motor, devido ao design.
O V-12
GM foi brincando com um Northstar V -12, incluindo o leve a versão 7.2 litros, para o Escalade há anos, mas nunca colocar um em produção. Um plano inicial era juntar duas de 3,6 litros V-6 motores no virabrequim. Mas, em 2007, a GM planejador Bob Lutz negou que a GM tinha tais planos.