O Pontiac Grand Prix foi uma oferta automotiva popular, a partir da divisão Pontiac da General Motors. O Grand Prix foi produzido 1962-2008. Sete gerações distintas do Grand Prix foram oferecidos com refresca próximos em 1969, 1973, 1978, 1988, 1997 e 2004. O Grand Prix foi descontinuado em favor do semelhante Pontiac G8. Introdução
Pontiac produziu o primeiro Grand Prix para o ano modelo 1962. O novo carro emprestado muitos de seus componentes a partir do full-size Pontiac Catalina. O Grand Prix original era um cupê de 2 portas (Pontiac depois ofereceu um modelo conversível), com várias opções de motor V8. Componentes de carros esportivos usados no Pontiac GTO estavam disponíveis como acessórios opcionais, permitindo que os compradores para personalizar seus carros, tornando-desportivo suficiente para os seus gostos particulares.
História Antiga
Os desenhistas de Pontiac reestilizado o corpo para o ano modelo 1965, mas a mecânica permaneceu praticamente o mesmo. Concessionárias começou a vender o completamente novo Grand Prix em 1969. Desta vez foi um carro de tamanho médio oferecido somente como um cupê. Pontiac General Manager John Z. DeLorean empurrado para novos recursos de estilo que iria definir o Grand Prix além de outros carros Pontiac. Ele finalmente prevaleceu quando o Grand Prix foi construído sobre uma plataforma própria e não mais como emprestado pesadamente de elementos de design de seus antecessores.
Evolução
Pontiac novamente redesenhou o Grand Prix de 1973, como parte de uma revisão geral de todas as suas linhas de veículos. Novas normas de segurança federais resultou em pára-choques e outros equipamentos de segurança que fez o novo Grand Prix mais pesado que seu antecessor. Padrões de emissões necessário motores de menor de saída, e quando combinado com o aumento de peso, o novo Grand Prix perdeu muito de sua performance. Ao longo dos anos 1970 e 1980, Pontiac adicionado refinamentos e pequenas alterações para cada ano-modelo. Em 1988, a quinta geração do Grand Prix chegou, com tração dianteira pela primeira vez. Este Grand Prix estava disponível como um cupê de duas portas e um sedan de 4 portas, com uma variedade de 4 - e opções de motor 6 cilindros
modelos posteriores
. Novo para 1997, o Grand Prix Widetrack apresentava uma postura mais ampla e estilo esporte que tinha estado ausente do Grand Prix desde 1960. Pontiac novamente oferecido 2 - e os modelos de 4 portas, bem como o top-of-the-line Grand Prix GTP, que contou com um motor sobrealimentado, um modo de troca com o desempenho orientada para o desempenho engrenagens e um a bordo de pneus sistema de monitoramento de pressão.
The End of the Grand Prix Linha
A sétima geração Grapd Prix foi colocado à venda em 2004. Seria o último Grand Prix oferecido. Tendo lançado recentemente o carro esportivo GTO, Pontiac se recusou a oferecer um Grand Prix 2 portas e, em vez construídos todos os modelos de sedans de 4 portas. A placa GTP sobreviveu em uma nova versão supercharged do Grand Prix, e um GXP V8 se tornou mais poderoso do Pontiac Grand Prix até o momento. Outra nova onda de carros Pontiac significou o fim do Grand Prix após o ano-modelo 2008. Em 2009, o Pontiac G8 tomou sua posição de mercado acima do mid-size G6.