A, sediada em Detroit General Motors apresentou o seu subcompacto Pontiac Sunbird no final de 1975. Foi oferecido como um cupê, perua, conversível e hatchback, e era alimentado por um motor de quatro cilindros em linha modesta. Ele foi concebido para competir contra o Mercury Capri, Ford Mustang II e Toyota Celica. Foi com preços moderados e vendeu excepcionalmente bem durante sua vida útil. Vega Componentes
Embora não seja expressamente declarado como tal, o Sunbird poderia ter servido como um substituto para o muito difamado Chevrolet Vega, que terminou a produção em 1977, após uma série de problemas de controle de qualidade. O Sunbird 1970, apesar de um Pontiac, é baseado na plataforma H-corpo do Vega, e é idêntica à largura da Vega e compacto distância entre eixos 97 polegadas. Seu design não era tão alegre como a Vega do, mas o cupê econômico compartilhou algumas das mesmas características de estilo tão pessoal carros de luxo Chevrolet Monte Carlo e Buick Regal.
Poder
O Sunbird foi alimentado pela Vega motor de 140 polegadas cúbicas quatro cilindros em linha para gerar um modesto 78 cavalos de potência. Ele tinha uma transmissão de quatro velocidades padrão, mas o manual de cinco marchas opcional e um automático pode ser encomendados. Ele também pode ser equipado com o opcional Buick 231 polegadas cúbicas V-6 encontrado no Regals Buick.
Semi-Hot portal
Enquanto não tecnicamente um hot hatch de alta performance, Pontiac tentaram lucrar com o estilo hatchback de alto desempenho popularizada pela Volkswagen Golf com o seu próprio hatchback de três portas, em 1977. A versão Sunbird foi equipado com um motor de 151 polegadas cúbicas, com uma opção de estilo de corrida Formula, que incluiu um carburador de dois barril Holley, tampa da válvula cromado, competindo corpo acentos, um spoiler e volante no estilo de corrida.
V-8 Experiment
Em 1979, Pontiac ofereceu um Chevrolet 305 polegadas cúbicas V-8 no hatchback e Sunbirds notchback. Mas um ano depois, foi interrompida quando o Sunbird mudou para tração dianteira, e seu tamanho subcompacto foi extinto depois de 1981 para tornar-se um pacto entre eixos de 101 cm.
Boa corrida de Produção
modelos Sunbird foram adicionados e caiu com alguma regularidade durante seus primeiros cinco anos, mas o carro nunca perdeu sua identidade e vendeu bem relativo. Durante o 1976-1980 ciclo de produção, o Sunbird registrado boas vendas, com 479.967 unidades produzidas.
O GT
Em 1986, a Pontiac lançou seu primeiro modelo Sunbird GT que veio como um cupê, conversível e sedã de quatro portas. Foi alimentado por um motor turbo de quatro cilindros com 150 cavalos de potência de 1.8 litros, um ano depois do 2-litros gera 165 cavalos de potência. Pára-lamas do Sunbird foram queimados, e "Turbo GT" distintivos especiais substituiu o tradicional "Sunbird" apelido no corpo. O turbo foi abandonado em 1993 em favor de um mais tradicional 3.1 litros V-6.
A década de 1990
No início da década de 1990, Pontiac começou a estreitar seus pacotes de acabamento . Ele deixou cair a designação cupê GT e identificou-o como o cupê SE. O cupê era essencialmente o mesmo que o modelo GT, mas era mais barato e tinha menos opções de esporte-estilo. A produção terminou em 1995, quando o Sunbird foi substituído pelo Sunfire.