VTEC é um sistema de motor desenvolvido pela Honda Motor Company. Ele foi desenvolvido pela Honda engenheiro Ikuo Kajitani, e utiliza tecnologia que remonta ao início dos anos 1980. Motores VTEC usar controles eletrônicos para maximizar sua produção e eficiência. A sigla
O sistema VTEC VTEC é um follow-up para o sistema REV da Honda (válvula de controle modulada revolução), que foi introduzido em 1983.VTEC é uma sigla para Variable Valve Timing and Lift Electronic Control. Motores VTEC usar dois diferentes perfis de cames com um dos perfis seleccionados electronicamente para maximizar a eficiência do motor. Hoje, os sistemas VTEC-como para comando de válvulas variável são oferecidos sob outros nomes por várias montadoras, apesar de o sistema da Honda foi o primeiro de seu tipo.
Operação
O VTEC sistema utiliza uma unidade de controle eletrônico (ECU) para selecionar entre dois perfis de cames diferentes, um dos quais é projetado para maximizar a eficiência de combustível quando o motor está funcionando a baixas rotações, eo outro destinado a maximizar a potência do motor em operação em alta RPM. O ECU escolhe entre os dois perfis com base na entrada de vários sensores que monitoram a pressão do óleo, velocidade do veículo, a rotação do motor ea posição do acelerador.
Introdução
Honda feita pela primeira vez o sistema VTEC disponível em suas cam (DOHC), dois motores aéreos. Os primeiros modelos para caracterizar um motor VTEC foram os modelos europeus do Integra e Civic em 1989. A primeira aparição do VTEC nos Estados Unidos foi o 1990 Acura NSX carro esportivo. O NSX era incomum por ser um carro esportivo equipado com um motor V6, mas o sistema VTEC permitido para uma potência máxima de 270 cavalos de potência.
Expansão
Como as montadoras concorrentes começou a introduzir-VTEC como sistemas, Honda transformou sua condição de criador da tecnologia em uma importante ferramenta de marketing. VTEC logo foi oferecido em veículos com motores de grandes e pequenos, incluindo o prelúdio de Honda e Honda del Sol, bem como as edições posteriores da versão Integra e Civic.A único cima came (SOHC) do VTEC também foi desenvolvido. Inicialmente, o sistema sofria de problemas de engenharia e desempenho era pobre, mas refinamentos de engenharia fez a VTEC SOHC tão confiável quanto a versão confiável DOHC. Em 2002, começou a oferecer motocicletas Honda VTEC equipados.
Variações
Honda também aproveitou a popularidade de VTEC, desenvolvendo diversas variantes com aplicações específicas. VTEC-E foi concebida com uma ênfase na economia de combustível, à custa da produção de energia. Isto foi realizado usando os sensores do carro para controlar a relação de combustível e ar que entra no engine.Introduced em 2001, iVTEC ("VTEC inteligente") apresentou um perfil de veio de excêntricos continuamente variável, ao invés de o sistema anterior, que apresentou apenas dois perfis fixos.