O Dodge Dart, fabricado 1960-1976 pela Chrysler Corporation, foi um carro compacto altamente popular, tanto com o público de compra e sobre o circuito de corridas. Foi concebido como um veículo compacto de baixo preço na sequência da recessão econômica de 1958, e foi concebido para competir com a crescente popularidade do Fusca, o Ford Falcon eo AMC Rambler. As primeiras versões
Chrysler produziu o Dodge Dart, sem uma visão clara do que deveria ser. Considerado um Dodge no tamanho completo mais curto em uma distância entre eixos de 118 polegadas, que não era exatamente um carro compacto. As vendas para o modelo 1960 eram fortes, mas um estilo faux pas, em 1961, de tailfins reversa e grade côncava pelo designer Virgil Exner resultou em vendas despencando 53 por cento em relação ao ano anterior.
Verdadeira Compact
O ano modelo 1963 provou ser melhor para Dodge quando fez o mergulhou no campo carro compacto, colocando o Dart em uma distância entre eixos de 111 polegadas. A perua foi colocado em uma distância entre eixos de 106 polegadas. O novo Dart foi oferecido como um sedan de quatro portas e wagon, e um cupê de duas portas e conversível. Opções de motor eram o 170 - e 225 polegadas cúbicas Slant-6, eo
Dart Charger
Para 1965 273-ci V-8. , Dodge Charger introduziu seu Dart, o primeiro rodeio a levar o nome que seria apropriado um ano mais tarde para o Dodge Charger B-corpo que aparecem com destaque nas guerras do muscle car da década de 1960. No entanto, o Charger Dart era um carro de alta performance única, baseada na cupês GT amarelo. O modelo apresentado sport-styling, badging "Charger", um interior preto e um novo "Commando" 273-ci V-8 de 235 cavalos de potência geradora de frenagem.
Corrida Pedigree
Em 1966, a Dodge apresentou o D-Dart, uma versão de alto desempenho do modelo Dart GT. A D-Dart foi projetado para competir nas corridas National Hot Rod Association. Foi equipado com o 273-ci V-8 de fornecimento de 275 cavalos de potência de travagem. No mesmo ano também viu o Sports Car Club of America introduzir uma nova categoria que permitiu que o Dart para competir contra o Barracuda, Corvair e Mustang. O Dart capturado primeiro lugar ganha no Marlboro Motor Raceway e Riverside International Raceway.
New Styling
Em 1967, o Dart foi redesenhado com um novo nariz, extremidade traseira e acabamento interior. Ele tinha linhas mais nítidas e um visual mais elegante. Ele também foi equipado com um compartimento de motor maior para acomodar sete tamanhos de motor (até o 440-ci V-8).
A 1970
Um facelift chegou 1970 com uma nova grelha, novas lanternas traseiras retangulares e um deck traseiro reconfigurado. Um novo modelo de desempenho esportivo estreou na forma da Swinger 340, um cupê hardtop equipado com o 340-ci V-8, capô não-funcional colheres, assentos, freios a disco dianteiros padrão e suspensão Rallye.
Produção End
O estilo básico do corpo permaneceu até a produção cessou em 1976. Como a maioria das ofertas de Detroit no início e meados da década de 1970, o design do Dart ficou um pouco mais pesado e mais conservadora, perdendo um pouco de sua coragem projeto encontrados na década de 1960 modelos. No entanto, durante o seu prazo de 16 anos, era um vendedor consistente, com muitos sobreviventes ainda visto na estrada hoje. As vendas totais de dardo 1960-1976 foram 4.322.615 unidades.