Honda introduziu pela primeira vez a tecnologia VTEC nos 1.989 japonês Integra com o motor B16A. Desde sua estréia, VTEC tornou-se popular com os consumidores por causa de sua capacidade de melhorar o desempenho ea eficiência da mesma forma. VTEC está disponível atualmente em uma maioria de Honda e Acura automóveis. O que é VTEC?
VTEC, que significa Variable Valve Timing and Lift Electronic Control, é um projeto de trem de válvulas com comando no cabeçote que apresentam vários conjuntos de lobos diferente afiadas. VTEC permite que o motor para alternar entre perfis de cames mais conservadores e agressivos. O fluxo de ar é restrito a rotações mais baixas para manter a eficiência ocioso e combustível constante. No rotações mais elevadas, as árvores de cames mudar para os lobos mais agressivas, o que proporciona mais potência e performance.
Desempenho
O sistema VTEC original é disponível em motores Honda de alta performance e era muito popular com sintonizadores de importação. O primeiro carro disponível com VTEC foi o DMJ Integra, mas logo se tornou disponível em Integras USDM, incluindo o GSR alto desempenho e os modelos do tipo-R. VTEC também estava disponível no Civic, CRX, Civic Si, Del Sol, Prelúdio e NSX. Graças à VTEC, Honda foi capaz de alcançar muito alta potência de baixa cilindrada, chegando a mais de 100 hp /litro em determinados modelos.
VTEC-E
VTEC não é apenas usado para aumentar a potência. O sistema VTEC-E, disponível em carros como o VX Civic, usado comando de válvulas variável para aumentar a eficiência de combustível. Em vez de maximizar o fluxo de ar em altas rotações, o sistema VTEC-E restringe o fluxo de ar em baixas rotações, o que torna uma mistura de combustível mais enxuta que aumenta a eficiência de combustível. Graças à VTEC-E, de 1992 Honda Civic VX foi EPA-avaliado em 49 mpg na rodovia e 39 mpg na cidade.
I-VTEC de Desempenho
Um novo sistema VTEC avançado, conhecido como i-VTEC (ou VTEC inteligente), foi introduzido em 2001. Funções I-VTEC de um modo semelhante, como o sistema VTEC originais. Ele ainda tem diferentes perfis de cames para as funções de alta e baixa RPM, mas i-VTEC possui comando de válvulas de admissão variável contínua. I-VTEC também é controlada por computador e permite a saída de torque muito mais otimizada.
Outros Sistemas i-VTEC
O termo "i-VTEC" nem sempre se referem para os modelos de desempenho, no entanto. Honda tem motores i-VTEC que funcionam de um modo semelhante ao VTEC-E e maximizar a eficiência de combustível pela constrição do fluxo de ar. E outro motor Honda que desliga metade dos cilindros em baixa velocidade e operação de intensidade de luz também é conhecido como um i-VTEC.