O Suzuki Swift GTi turbo foi fabricado pela Suzuki Motor Corporation. Originou-se como o modelo Cultus em 1983 para o mercado doméstico japonês antes de ter sido importado para a América do Norte como o Swift. Descrito como um supermini, foi oferecido como um sedan e hatchback. Foi construído sobre uma plataforma General Motors e foi renomeado como um Chevrolet Swift, Pontiac Firefly, Geo Metro, Subaru Justy, Holden Barina e Maruti Suzuki 1000 em vários mercados internacionais. Motor Faixa
O GTi Swift foi uma versão de alta-compressão com injeção de combustível do modelo Swift padrão. Ele tinha uma distância entre eixos de 93,1 polegadas. O modelo padrão, juntamente com o GTi, foi oferecido como um hatchback de 3 portas ou sedan de 4 portas. Os modelos padrão apresentado motores modestos: um em linha de 1 litro de 3 cilindros gera 41 cavalos de potência, o 70-hp 1.3-litro inline-4, e de 79 hp inline-4. O GTi foi equipado com uma versão turbo afinado do motor 1,3-litro.
Primeira Geração Swift GTi
O GTi Swift estreou nos mercados europeus e na Ásia-Pacífico , juntamente com o GLX, como um hatchback e sedan em 1989. Era simplesmente uma mudança de placa de identificação dos modelos Cultus domésticos. O primeiro GTi geração não estava disponível para venda na América do Norte.
Swift especificações
O GTi apresentou um overhead cam dupla, de 16 válvulas de 1.3 litros inline-4. O motor possuía um bloco de alumínio e cabeçotes de alumínio com virabrequim de aço forjado e bielas. A taxa de compressão foi elevada para 1,3 litros de 10:1. A alta compressão permitiu gerar 101 hp. O hatchback foi 149,4 centímetros de comprimento eo sedan 164 centímetros de comprimento. O Swift foi equipado com a caixa manual de 5 velocidades ou transmissão automática de três velocidades.
Segunda Geração
A segunda geração do Swift GTi turbo começaram a chegar na América do Norte aproximadamente o mesmo tempo que a primeira geração foi bater costas europeias. Ele compartilhou a mesma potência que o seu homólogo europeu e da Ásia-Pacífico, mas também contou com um bloco mais forte motor, eixos de comando ocos e freios a disco nas quatro rodas. O nome do GTi foi mudado para GT em 1990.
Facelift
O Swift GT /GTi recebeu um leve facelift em 1992, com novo pára-choques, lanternas traseiras e um interior atualizado. Mecanicamente, as árvores de cames foram mais uma vez sólida e as barras estabilizadoras foram feitos maiores. Produção, no entanto, terminou em 1994 para o mercado norte-americano.
Constante Eddie
O Swift vida útil do GTi no mercado norte-americano durou apenas cinco anos, mas teve um prazo de 11 anos em outros mercados. É caracterizado basicamente o mesmo motor durante todo o seu ciclo de produção e styling corpo foi limitada a operações plásticas. Foi duráveis, mas nunca chamativo e seu desempenho motor de 101 hp foi reforçada pelo corpo leve da Swift e construção da estrutura.
Competição
inline-4 turbo afinado Swift GTi é capaz de uma velocidade máxima de 150 mph, embora os modelos de produção atingir 105 mph na melhor das hipóteses. Ele pode bater 0-60 mph em 6,4 segundo, em grande parte devido à sua construção leve levando a um peso bruto 1,896 kg. O peso leve dá excelente manuseio. Seu registro World Rally Championship é justo. Ele postou 13 º lugar em 1996, no Rally WRC na Indonésia.