Hatchbacks são classificados como qualquer carro com um espaço de carga aberta à sua área de passageiros e com uma janela traseira ou porta que dobradiças na parte superior. Além desta definição de base, vários tipos de hatchback têm sido oferecidos em vários pontos na história do automóvel. Hatchbacks primeiros
carros que poderiam razoavelmente ser chamado hatchbacks começaram a aparecer na década de 1950, principalmente na Europa e na Austrália. Esses novos projetos foram menores do que os veículos de uso misto já existentes, embora a área de carga aberta e top-articulada traseira liftgate foram emprestados do que o estilo popular de automóvel. Alguns dos primeiros hatchbacks incluído bancos traseiros que podem ser rebatidos para ampliar a área de carga na cabine de passageiros, fazendo com que a capacidade de carga de um dos principais pontos de venda de hatchbacks.
Quanto mais hatchbacks chegou ao mercado, uma distinção foi feita entre hatchbacks de três portas (carros com duas portas laterais, mais o liftgate traseira) e hatchback de cinco portas (com quatro portas laterais). Independentemente do número de portas, hatchback tipicamente caracterizado duas fileiras de assentos.
Americanos Hatchbacks
Hatchbacks tornou-se popular nos Estados Unidos no início de 1970. Isso se deveu em parte aos novos carros menores oferecidos pelas grandes montadoras, em uma tentativa de se encontrar com novas emissões federais e os padrões de eficiência de combustível. Estes carros foram pensados como meios práticos de transporte, ea conveniência de um hatchback passou a fazer parte do mercado de carros pequenos, acessível e prático.
O Chevy Vega, vendido pela primeira vez em 1970, tornou-se a primeira em massa comercializado hatchback americano. O Vega era um carro subcompacto com duas portas laterais que foi oferecido como um hatchback e um sedã convencional, bem como uma versão estendida station wagon. Entre todos esses tipos de corpo, o hatchback foi o best-seller. Logo outros hatchbacks chegou em showrooms americanos.
Sporty Hatchbacks
Como o estilo hatchback ganhou aceitação através da década de 1970, as montadoras americanas passaram a adotar a configuração de algumas das seus modelos mais populares existentes. O Ford Mustang, redesenhado para 1979, foi oferecido como um hatchback de três portas ao lado do cupê de duas portas e conversível.
Enquanto isso, a General Motors projetou sua nova versão do carro esportivo Camaro (junto com seu irmão gêmeo, o Pontiac Firebird) para ser vendido como um cupê fastback, com uma porta traseira traseira. O carro também possui duas fileiras de assentos e uma área de carga aberta. Embora este assemelhava hatchback denominação, a janela traseira era muito mais horizontal do que na maioria dos hatchback convencionais, e o termo "liftback" foi aplicado ao Camaro e outros carros desportivos com propriedades semelhantes. Outros carros esportivos, como os feitos pela Jaguar e Nissan, apresentam uma porta traseira hatchback, mas apenas uma fileira de assentos, excluindo-os assim da categoria de hatchback.
Europeia Hatchbacks
Na Europa, onde as montadoras e motoristas tendem a se concentrar na funcionalidade em relação ao desempenho ou estética, hatchbacks têm sido extremamente popular desde a década de 1960. O Renault 4 foi um dos primeiros hatchbacks de sucesso, ir à venda em 1961. Austin, Volkswagen e Saab foram todos produzidos diversos modelos hatchback ao longo dos anos em tudo, desde carros esportivos para carros de turismo de médio porte para os modelos de alto luxo.
Carros como o Volkswagen Ouro estavam entre os modelos hatchback europeu notável que Foram também vendido nos Estados Unidos. Ainda assim, hatchbacks permaneceram mais popular na Europa, onde muitas vezes superam os cupês e conversíveis em números de vendas, com o oposto sendo verdadeiro como regra nos Estados Unidos.
Hatchbacks modernos
Após a popularidade de SUVs na década de 1990 e 2000, muitas montadoras começaram a reintroduzir o hatchback como um meio de vender um carro que se assemelhava a um SUV em termos de capacidade de carga e funcionalidade, mas em um pacote menor (e em uma fração do custo) . Veículos utilitários crossover (CUVs), o sucessor moderno para a station wagon, serviu como um estilo de transição. Hoje, cada grande montadora produz pelo menos um modelo hatchback pequeno.
O hatchback Caliber Dodge, um dos modelos de entrada da Chrysler, substituiu o coupe Neon em 2006. Ford Focus, outro vendedor grande, está disponível como um hatchback de três e cinco portas. As importações, como introspecção Fit e híbridos da Honda e da Toyota Matrix indicam que a popularidade de hatchbacks é uma tendência mundial.