A Toyota Motor Corporation foi fundada em 1937 e começou a exportar seus carros para os Estados Unidos em 1958, com pouco impacto no mercado. Depois de estudar fabricação americana e técnicas de marketing, a Toyota começou a fazer incursões no mercado automotivo na década de 1960. Hoje, é a maior montadora do mundo. Mas registrou US $ 7,7 bilhões em perdas no primeiro trimestre de 2009, o maior já por uma montadora japonesa. Origens Origens
da Toyota traçar a Toyoda Automatic Loom empresa e seu fundador, Sakichi Toyoda, que desenvolveu um tear licenciado para uma empresa britânica para cerca de 1 milhão de ienes. O acordo de licenciamento financiou a Toyota Motor Company sob filho Toyoda Kiichiro. Carros foram construídos em uma escala modesta, com apenas 1757 produzido através de 1943.
World War II
Toyota construiu apenas um punhado de veículos militares para o Exército Imperial durante Mundial II Guerra, devido à escassez de material graves. Painéis de carroceria nos caminhões KB, por exemplo, eram feitos de madeira compensada. Um modelo de caminhão KC foi usado em aeródromos para iniciar os motores de avião.
Era Pós-Guerra
Em dezembro de 1945, a Toyota retomou a produção de veículos civis, usando um militar dos EUA manual de formação para melhorar a gestão ea produtividade dos funcionários. Os primeiros carros eram os Toyopets 27 cavalos de potência, projetado para a eficiência do combustível, mas também para lidar com estradas não pavimentadas do Japão. Em 1955, estima-se 8.400 carros foram saindo da linha de montagem a cada ano.
Mercado norte-americano
Nissan, operando como Datsun, Toyota e entrou no mercado norte-americano em 1958, com resultados desanimadores. Apenas 1.003 Datsuns foram vendidos para compradores americanos, enquanto o Toyopet registrado 919 unidades vendidas. Claramente, Chevrolets full-size e Fords eram mais atraentes. Os gerentes da Toyota voltou à prancheta para desenvolver um carro que iria recorrer para o proprietário do carro americano.
A década de 1960
Toyota voltou com a coroa em 1964. Seu nome significa "coroa". Ele apresentava um motor de 90 cavalos de potência capaz de uma velocidade confortável em estradas americanas de até 90 mph. Foi vendido por US $ 2.000. As vendas começaram modestamente em 6400, em 1965, mas dispararam para 71.000 em 1968, e, em seguida, uma espantosa 300 mil para o ano modelo 1971.
A 1970
Por toda a sua sucesso, a Toyota ainda era um carro de nicho desvio vendas da Volkswagen importador gigante. As guerras do muscle car estavam em pleno andamento e desenfreada cavalos era o nome do jogo. Mas o embargo petrolífero de 1973 e 1978 a escassez de combustível mudou a paisagem automotiva para sempre. Toyota estava pronta para capitalizar sobre a fome do proprietário do carro americano para um carro de consumo eficiente e bem construído. Toyota obrigado com seu novo Corona, o Corolla eo Celica.
Hoje
Na década de 1980, a Toyota tinha uma fixação segura no mercado norte-americano de importação. A montadora reconheceu o Lincoln e Cadillac havia perdido prestígio, devido a preocupações de economia de combustível e redução de efectivos. Toyota explorou a fraqueza, introduzindo o luxo Lexus em 1989, corroendo ainda mais participação no mercado automotivo de Detroit. Mas a recessão de 2008-2009 atingiu Toyota duro, com quase US $ 8 bilhões em perdas esperadas para 2009. Vendas totais de automóveis eram esperados para cair de 6.5 a 4.9 milhões no final do ano fiscal, em março de 2010.