Detroit baseada General Motors Chevrolet Chevelle foi um carro de tamanho médio concebido em 1964 para concorrer com o Ford Fairlane. O Fairlane viu tempo no circuito de corridas de carro no estoque, mas para a maior parte permaneceu um carro da família. O Chevelle, no entanto, marcou a entrada no início da Chevrolet para a era dos muscle cars com várias versões Super Sport de desempenho, de acordo com musclecar.com. Background Fotografia de
O Chevelle foi produzido 1964-1977. Em 1978, tornou-se o Malibu, que tinha sido uma opção de guarnição para o Chevelle. Durante a fase de desenvolvimento de protótipo, ele carregou a placa de identificação Nova. Quando foi concebido, os designers da Chevrolet Chevelle esperava que o traria de volta o entusiasmo proprietários Chevy tinha para os modelos 1955-1957 Bel Air, de acordo com musclecar.com e conceptcarz.com.
Modelos
Os 1964-1972 Chevelles foram oferecidos como duas portas cupês, pilarizada sedans de duas portas, sedans de quatro portas, pillarless hardtops de quatro portas, conversíveis, e duas ou quatro portas da estação vagões. Os 1973-1977 modelos foram preparados para baixo para os cupês de duas portas, sedan de quatro portas, os vagões de quatro portas e conversíveis, de acordo com musclecar.com.
Chevelle energia
A linha Chevelle oferecidas 11 opções de motor. O motor de base foi o motor de seis cilindros em linha. V-8s variou de 283 - para deslocamentos motor 454 polegadas cúbicas. O maciço 454 polegadas cúbicas V-8 era capaz de gerar até 450 cavalos de potência, o que permitiu o Chevelle uma velocidade máxima de 108 mph, de acordo com musclecar.com.
Desempenho Package
O desempenho Super Sport, ou "SS", opção foi oferecido pela primeira vez como a série "Malibu SS396". O Malibu SS396 era inicialmente o seu próprio modelo de fábrica em separado e não foi apenas equipado com opções adicionadas por concessionários. O SS396 veio com um motor de 396 polegadas cúbicas V-8. Em 1965, o modelo foi identificada como a série "Chevelle SS". Depois de 1968, foi reduzido ao status de trim-pacote, de acordo com conceptcarz.com.
El Camino
1964-1987 El Camino foi um cupê utilitário caminhonete usando Chevelle styling da frente da caixa de carga para a frente, e fez parte da programação muscle-car da Chevrolet. Foi oferecido nos níveis de acabamento deluxe e Malibu. O 1966-67 El Caminos veio com uma opção guarnição SS396, e, em 1968, ela tem o seu próprio designação de série como o "SS396", segundo musclecar.com.
Rare Chevelle
Em 1969, apenas o Chevelle receberam o tratamento raro Yenko. O Yenko Chevelle foi um carro de alto desempenho desenvolvido pela Chevy revendedor Don Yenko, um motorista de carro de corrida aposentado. Yenko instalado Chevy 427 V-8s no Chevelle, juntamente com opções de estilo de corrida quando a General Motors proibidos motores maiores do que 400 centímetros cúbicos em seus carros de produção. O pacote de desempenho permitiu que os clientes do Yenko para contornar a proibição GM. A 1969 Yenko Chevelle hoje pode buscar tanto como 275.000 dólares em um leilão, de acordo com conceptcarz.com.
Direção diferente
1973-1977 Chevelle foi redesenhado com uma colunata hardtop. Ele apresentava um hardtop pilares com janelas traseiros maiores semelhante ao que foi encontrado em limusines. Ele foi projetado para aderir a novas regulamentações de segurança dos EUA para proteção de refinanciamento. Era popular entre os compradores de Chevy. A produção do Chevelle terminou em 1977, embora o El Camino sobreviveu mais 10 anos, de acordo com musclecar.com.